TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA INFORMÁTICA NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  9/11/2013  •  1.923 Palavras (8 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1) DEFINIÇÃO DO TEMA ---------------------------------------------- 4

2) OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS ------------------------ 5

3) JUSTIFICATIVA ------------------------------------------------------- 6

4) METODOLOGIA ------------------------------------------------------- 8

5) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ------------------------------------ 9

6) REFERÊNCIAS --------------------------------------------------------11

7) CRONOGRAMA ------------------------------------------------------- 12

1) DEFINIÇÃO DO TEMA

=> A informática nas séries iniciais do ensino fundamental.

No Brasil, a utilização da informática como recurso pedagógico iniciou-se nas universidades, enfatizando a utilização da tecnologia a serviço da educação. Mediante esta realidade, estendeu-se sua utilização as escolas e também os professores sentiram a necessidade de rever os conceitos e posturas adotadas em sua prática pedagógica. A informática trouxe benefícios para o setor educacional. em aspectos construtivistas, houve uma maior interação entre aluno/professor/computador, tornando este recurso um subsídio imprescindível no processo de mediação do conhecimento. Em aspectos tradicionais, percebeu-se a defasagem apresentada diante das situações ocorrentes e constatou-se a necessidade de mudança. O trabalho a ser desenvolvido com alunos das séries iniciais do ensino fundamental sugere o uso da informática como fonte inovadora do processo de aprendizagem, visando um melhor aproveitamento e rendimento das atividades desenvolvidas pelo setor. A proposta inicial do trabalho com a informática nas séries iniciais do ensino fundamental necessita de mudanças relevantes, para a real efetivação do processo de ensino-aprendizagem. A informática tem a função de redimensionar o papel do professor, tornando-o um profissional imbuído na mediação de um conhecimento realmente aplicável aos dias atuais, como também na formação de cidadãos participantes e atuantes de uma sociedade cada vez mais competitiva. Portanto, a inclusão digital dos profissionais da educação, assim como a inserção dos alunos nesta realidade torna-se de fundamental importância para que, na medida do possível modifique-se o panorama educacional e conquiste-se as mudanças necessárias, objetivando adquirir conhecimentos realmente aplicáveis e condizentes com a realidade em questão.

2) OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

Objetivo geral:

Proporcionar a iniciação e noções básicas de informática, com uma metodologia adequada a faixa etária e intelectual dos alunos.

Objetivos específicos:

• Estimular o aprendizado e atrair a atenção dos alunos com métodos recreativos;

• Incorporar o jogo, o lúdico, o prazer e a alegria no conjunto da vida escolar;

• Proporcionar o conhecimento necessário para o aluno acompanhar as novas tecnologias;

• Orientar e despertar nos alunos o gosto pela informática;

3) JUSTIFICATIVA

A maioria dos professores teme o uso da informática na sala de aula, muitas vezes por medo do novo, ou simplesmente por ver o computador como algo difícil para trabalhar, ou simplesmente porque os alunos conhecem mais o computador do que os próprios professores. Porém o que se sabe é que o computador não veio para dificultar a vida das pessoas, mas sim para ajudar e facilitar muitas atividades que seriam difíceis de serem realizadas sem a informática, como organização de notas dos alunos em planilha eletrônica, produção e correção de trabalho, educação a distância, acessar sua conta bancária, envio arquivos digitais instantâneo, apuração de urnas eletrônicas, utilização de cartão de crédito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com