TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO INSTRUMENTOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BENEDITINOS PI

Por:   •  3/1/2017  •  Monografia  •  11.452 Palavras (46 Páginas)  •  1.046 Visualizações

Página 1 de 46

[pic 1][pic 2]

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DO MÉDIO PARNAÍBA LTDA - SESMEP

FACULDADE DO MÉDIO PARNAÍBA – FAMEP

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO COMENIUS – ISEC

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

LIZANDRA FRANCISCA DA SILVA MESQUITA

OS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO INSTRUMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BENEDITINOS – PI

TERESINA – PI

2016


LIZANDRA FRANCISCA DA SILVA MESQUITA[pic 3]

OS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO INSTRUMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BENEDITINOS – PI

Monografia apresentada a Faculdade do Médio Parnaíba – FAMEP como requisito exigido para a obtenção do grau de Licenciatura em Educação Física.

Orientador (a): Prof. Esp. Maria de Lourdes Machado de Resende Neta.

TERESINA – PI

2016

LIZANDRA FRANCISCA DA SILVA MESQUITA[pic 4][pic 5]

OS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO INSTRUMENTOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BENEDITINOS – PI

Monografia apresentada a Faculdade do Médio Parnaíba – FAMEP como requisito exigido para a obtenção do grau de Licenciatura em Educação Física.

Aprovada em:______/______/___________.

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________________

Professora Esp. Maria de Lourdes Machado de Resende Neta - Orientadora

Faculdade do Médio Parnaíba – FAMEP

____________________________________________________

Professora Ma. Isana Cristina dos Santos Lima

Faculdade do Médio Parnaíba – FAMEP

_____________________________________________________

Professora Msc. Layla Feitosa Neri da Rocha

Faculdade do Médio Parnaíba – FAMEP                                        

TERESINA – PI

2016

[pic 6]

A Deus, meu criador, por ser essencial na minha vida, meu guia e autor do meu destino. A minha família, amigos e todos que estiveram ao meu lado pelo apoio, paciência e dedicação.

AGRADECIMENTOS[pic 7]

        Agradeço a Deus por ter me presenteado com o bem mais precioso que poderia receber um dia, a vida, e com ela a capacidade para pensar, amar e lutar para conquistar meus ideais. Muitas foram às lutas, maiores as vitórias, e isso porque o Senhor se fez sempre presente, transformando a fraqueza em força e a derrota em vitória.

        Aos meus pais Lidio Carlos e Lúcia Evangelista e ao meu irmão Laércio Mesquita pelo apoio e motivação e pelo exemplo de força e coragem que fizeram com que nunca desistisse do meu sonho.

        A minha avó paterna Luiza Maria pela dedicação, conselhos e incentivos, não só durante essa trajetória, mas por toda a minha vida. Mulher guerreira e humilde que me faz ser uma pessoa melhor a cada dia.

Ao meu namorado Charles Silva pelo carinho, amor e compreensão e por acreditar no meu sucesso.  A todos os meus familiares e amigos, principalmente os meus conterrâneos que buscaram junto comigo a realização deste tão esperado momento.

Agradeço ainda aos meus professores que durante esta trajetória, contribuíram para a formação dos meus conhecimentos acadêmicos. Em especial a minha orientadora Lourdes Resende que com dedicação e compromisso me ajudou na concretização deste sonho.

A todos dedico o mérito desta conquista, muito obrigada!

[pic 8]

Quando uma criança brinca e/ou joga, ela finge estar criando um outro mundo. Mais rico e mais belo e muito mais repleto de possibilidades e invenções do que o mundo onde de fato vive.

(Marilena Chauí)

RESUMO[pic 9]

Os jogos e brincadeiras são maneiras onde a criança pode propagar de modo simbólico, seus desejos, sentimentos, fantasias e gostos construindo conhecimentos a partir das experiências que vivenciam. Através dos jogos e brincadeiras, o indivíduo desenvolve aptidões cognitivas, promovendo seu desenvolvimento nos aspectos físico, motor e social. Por este motivo, o presente trabalho objetivou de forma geral analisar a contribuição dos jogos e brincadeiras no processo ensino aprendizagem utilizados por professores de educação física no ensino fundamental em Beneditinos – PI, bem como descrever os jogos e brincadeiras, sua importância no ambiente escolar; identificar como a ludicidade contribui para a construção do conhecimento nos anos iniciais do ensino fundamental e verificar de que forma os professores de educação física os utilizam no processo ensino aprendizagem. A metodologia foi baseada na pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa, efetivando um questionário misto com perguntas abertas e fechadas para quatro professores de educação física do ensino fundamental baseando essencialmente os jogos e brincadeiras como meios de se adquirir um ensino e aprendizagem satisfatória. Com base nos resultados, a pesquisa mostrou que é jogando e brincando que o indivíduo constrói e reconstrói o mundo em que vive, utilizando a imaginação e a criatividade como seus principais componentes para que haja progresso no seu aprendizado e que os professores devem continuar utilizando esses instrumentos como métodos de ensino relevantes. O brincar e o jogar são de fundamental importância, pois manipulam todas as expressões psicomotoras e oportuniza a saúde física, intelectual e emocional.

Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Ensino aprendizagem.

ABSTRACT[pic 10]

Games and games are ways in which the child can propagate in a symbolic way, their desires, feelings, fantasies and tastes by building knowledge from the experiences they experience. Through games and jokes, the individual develops cognitive skills, promoting their development in the physical, motor and social aspects. For this reason, the present study aimed to analyze the contribution of games and games in the teaching - learning process used by physical education teachers in elementary education in Beneditinos - PI, as well as to describe games and games, their importance in the school environment; To identify how ludicity contributes to the construction of knowledge in the initial years of elementary education and to verify how physical education teachers use them in the process of teaching learning. The methodology was based on the field research, with a qualitative approach, effecting a mixed questionnaire with open and closed questions for four physical education teachers of basic education essentially based on games and games as a means to acquire a satisfactory teaching and learning. Based on the results, research has shown that it is playing and joking that the individual builds and rebuilds the world in which he lives, using imagination and creativity as his main components for learning progress and that teachers should continue to use these Instruments as relevant teaching methods. Playing and playing are of fundamental importance, as they manipulate all psychomotor expressions and provide physical, intellectual and emotional health.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (79.1 Kb)   pdf (416.9 Kb)   docx (335.8 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com