TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Metodos E Tecnicas De Pesquisa

Por:   •  23/11/2014  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  167 Visualizações

A inflação consiste no aumento seguido, perseverante e geral dos preços dos bens e serviços disponíveis à sociedade, fazendo-os com que percam seu poder de compra. Portanto, os índices de inflação calculam as variações desses preços e serviços para mais ou para menos (para cima ou para baixo).

Caso contrário, a diminuição ou redução dos preços dos bens e serviços consistirá, no oposto da inflação, qual seja a deflação.

Existem várias definições a respeito da inflação, porém a mais simplória define-a como o acréscimo contínuo e generalizado do nível de preços dos bens e serviços, isto é, uma taxa contínua de crescimento dos preços dos bens e serviços em determinado período.

Ressalta-se que um aumento dos preços dos bens e serviços, por uma única vez, não poderá ser considerada inflação. Necessita-se de um aumento contínuo, mesmo que este não seja de igual magnitude ao longo do tempo.

Dentre os inúmeros conceitos de inflação, considera-se o mais comum: aumento contínuo e persistente dos preços dos bens e serviços em geral que abrangem à economia de um país, produzindo uma ininterrupta perda do poder aquisitivo da moeda, isto é, perda do poder de compra do mesmo produto em determinado período que se comprava anteriormente.

Segundo Aurélio (2008), define-se inflação como: “Aumento geral dos preços, com consequente perda do poder aquisitivo do dinheiro”.

A inflação se originou de diversas teorias, porém as mais aceitas são quatro, consideradas principais: a quantitativa, a keynesiana, a de custos e a estrutural.

Teoria quantitativa, a mais antiga

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com