TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pronto Tecnicas Administração

Trabalho Escolar: Trabalho Pronto Tecnicas Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  2.482 Palavras (10 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Laricia Aparecida Soares da Silva – RA 379136 - RH

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Campo Grande/MS

Abril/2012

1. “Roteiro de preparação para negociações salariais” (Etapa 4, Passo 3)

Por meio do desafio apresentado e diante de um não â questão salarial proposta, com base nos bons motivos para pleitear um aumento e após um não como resposta confirmou a ideia de que seja um processo delicado que exige do profissional preparo e consistência como profissionais. Assim diante da questão, resta-nos convencer a gerência da importância do aumento salarial munido e preparado para a negociação, já que discutir sobre salário costuma ser um momento um tanto desconfortável. Contudo basta seguir o roteiro para negociação salarial para ser bem sucedido.

Roteiro

1) Saber o momento certo de pedir o aumento

2) Conhecer a politica salarial da empresa

3) Estar a par da remuneração de mercado

4) Abrir processo de comunicação

5) Justificar a proposta com firmeza

6) Lembrar que cada lado esta cumprindo seu papel

7) Fazer oferta razoável e apropriada

8) Deixar claro os objetivos

9) Usar de prudência

10) Manter a proposta em mente

O roteiro composto por 10 são respostas de um bom motivo para pleitear um aumento salarial e que demonstram preparação.

Primeiramente é importante que se conheça o momento certo de pedir o aumento, pois ao receber uma não como resposta tenha sido por não se tratar do momento ideal para que o aumento fosse pedido. É preciso conhecer a política salarial da empresa. O momento era de bom preparo profissional e não o bom momento da empresa fornecer o aumento. Daí a importância em saber que cada lado está cumprindo seu papel.

Estar a par da remuneração de mercado, se está compatível com a função exercida, é também uma questão de abertura no processo de comunicação.

O importante é manter uma posição que ofereça uma boa razão para que seja mudada a ideia do não, mantendo um acordo em que ambas as partes sejam satisfeita. Entendemos que estes seriam os argumentos necessários, complementados pelas 07 habilidades conhecidas pelo texto sugerido na atividade, ou seja:

Pessoas

1 – Filósofo

Tenha uma perspectiva

2 – Psicólogo

Coloque-se no lugar do outro

Problema

3 – Detetive

Descubra os interesses

4 – Inventor

Invente opções

5 – Juiz

Avalie o que está sendo proposto

Decisão

6 – Estrategista

Pense antecipadamente

7 – Diplomata

Construa uma ponte

São, portanto, argumentos necessários, que também julgamos essenciais para que se convença a gerencia da necessidade do aumento, pois o que ocorreu na realidade foi um despreparo na hora de negociar o aumento salarial.

É certo que isso propiciará a ampliação do tema ao conhecer as habilidades como negociadoras, o planejamento e a ética da negociação, já que pode acontecer no cotidiano de qualquer pessoa. Abaixo algumas dicas de negociação para que possamos desempenhar um bom trabalho e escapar de “micos” que possam surgir. Para isso, sempre é bom ter mais cartas na manga quando o assunto for Negociação.

Players ou Jogadores - É muito importante identificar quem são os participantes de uma Negociação, seus perfis, seus gostos pessoais, sua formação etc. Quanto mais informações você tiver, melhor. Com o tempo você vai aprendendo a identificar cada um dos Players e classificá-los mais rapidamente. Por exemplo: se for um cara mais técnico, com certeza, vai ser mais fácil compreender a diferença entre um sinônimo público do sinônimo privado, mas se for um Player com menos conhecimentos técnicos, você terá que rever sua estratégia. Existem Negociadores fantásticos, que mesmo sem ter total conhecimento dos fatos ou domínio do assunto, conseguem te contornar e até fazê-lo entrar em contradição.

Estratégias - Sempre numa estratégia bem definida, você tem que conhecer seu Adversário, neste caso, seus Players. Vou mencionar algumas estratégias que podem ser usadas com sabedoria e prudência.

Intimidação: Você pode usar em algum momento de seus conhecimentos para intimidar que conhece pouco ou nada, mas isso pode causar uma má impressão sobre você e sua postura.

Blefe: Em alguns casos, blefar não faz mal nenhum, vide os jogos de Pôquer, mas sempre há o risco de ter um “call” no jogo, portanto, nunca entre com o um “all in“. Sempre blefe em coisas que tenham como carta na manga e nunca com cartas que não tem. A não ser que seja um risco calculado.

Acordo: “Eu faço isso, mas você faz isso” normalmente isso ocorre num final de negociação, mas você pode usar isso durante quando o clima ficar muito incontrolável. Mas lembrem-se as decisões nunca devem ser tomadas de cabeça cheia se estiverem de cabeça-cheia, suspenda a negociação para “esfriar” os ânimos.

Contradição: Talvez a mais difícil das táticas durante uma negociação, com a correta argumentação, e com certa frieza e rapidez de raciocínio, você pode levar aos participantes da negociação, principalmente aquele que está sendo mais difícil, a entrar em contradição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com