TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL

Por:   •  22/11/2018  •  Resenha  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL

Por Simone Rodrigues

Apesar do Brasil possuir uma enorme variedade cultural, nosso país é marcado por desigualdades e discriminações que vem se tornando um problema por impactar diretamente no crescimento da sociedade brasileira.

Vale ressaltar que ao falar de relações étnico-raciais não queremos apenas falar da cultura afro-brasileira, mas sim de todos os povos que fazem parte da cultura brasileira. Segundo o dicionário online a palavra Etnia quer dizer = “Coletividade de indivíduos que se diferencia por sua especificidade sociocultural, refletida principalmente na língua, religião e maneiras de agir; grupo étnico [Para alguns autores, a etnia pressupõe uma base biológica, podendo ser definida por uma raça, uma cultura ou ambas; o termo é evitado por parte da antropologia atual, por não haver recebido conceituação precisa, mas é comumente empr. na linguagem não terminológica.].”. O que nos mostra que a falta de conhecimento das relações étnico-raciais NÃO é a falta de conhecimento apenas da cultura afro-brasileira e sim a falta de cultura de TODAS as culturas que formam o Brasil.

Grande parte das discriminações e preconceitos que trazem essa falta de conhecimento vem da grande falta de educação sobre a importância dos diferentes povos que aqui habitam. Apesar da maioria da população serem descendentes de povos de diferentes locais, pouco mais da metade se auto declara pertencente de tal etnia. Isso deve ao fato de que desde crianças aprendemos que as características físicas e cor da pele impactam no status social e oportunidades de uma pessoa. Ou seja, aprendemos a tratar as diferenças de forma desigual.

Dessa forma a população tenta se encaixar na sociedade rejeitando suas raízes e perdendo o que há de maior valor que é a diversidade cultural.

Ao analisar esses fatos alguns órgãos brasileiros e instituições se mobilizaram para incentivar a superação das discriminações no Brasil.

Em 2009 o governo colocou em vigor o Plano Nacional das Diretrizes Curriculares para a educação das relações étnico-raciais no Brasil, que define a obrigatoriedade do ensino da história cultural de diversos povos e a cultura afro-brasileira e africana nas instituições de ensino brasileiras.

Com a instituição desse modelo de ensino o estado está afirmando que somos todos diferentes e que devemos conhecer e participar das diferentes culturas que formam o Brasil. Dessa forma a população brasileira irá poder aprender a valorizar e se apropriar de suas diferentes culturas existentes valorizando assim cada uma delas.

REFERÊCIAS:

https://www.significados.com.br/etnia/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com