TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Magna Carta Foi Criada Para Os Ingleses Ou Declarada E Considerada Universal?

Monografias: A Magna Carta Foi Criada Para Os Ingleses Ou Declarada E Considerada Universal?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  589 Visualizações

O nepotismo é a prática de favorecimento de parentes,, ‘afilhados’, ou o emprego destes, sem concurso, em cargos públicos.

Segundo Adam Bellow, “uma definição adequada de nepotismo é a ‘preferência excessiva por um parente’ quando deveria prevalecer uma competição justa e clara”.

Desde a colonização do Brasil, iniciada no ano de 1500, observa-se que o fenômeno do nepotismo está presente em todos os níveis da administração pública nacional, no Judiciário, inclusive.

A Carta de Achamento do Brasil, redigida por Pero Vaz de Caminha, certamente, é o primeiro documento, oficial, que registra a prática deste fisiologismo, posto que nesta, o escrivão pediu que beneficiassem o marido de sua filha.

E pois que, Senhor, é certo que tanto neste cargo que levo como em outra qualquer coisa que de Vosso serviço for, Vossa Alteza há de ser de mim muito bem servida, a Ela peço que, por me fazer singular mercê, mande vir da ilha de São Tomé a Jorge de Osório, meu genro -- o que d'Ela receberei em muita mercê. Beijo as mãos de Vossa Alteza. Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500. Pero Vaz de Caminha

Na repartição da nova colônia, feito por Dom João III, rei de Portugal, em 1530, em Capitanias Hereditárias, há outros documentos que relatam a mesma prática de se escolher uns, em detrimento de outros.

Em 1534, a costa brasileira foi dividida em quinze faixas de terra, com largura entre 200 e 650 quilômetros, do litoral

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com