TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Magna Carta Foi Criada Para Os Ingleses Ou Declarada E Considerada Universal? Justifique Sua Resposta Em Um Texto De, No máximo, 15 Linhas.

Trabalho Escolar: A Magna Carta Foi Criada Para Os Ingleses Ou Declarada E Considerada Universal? Justifique Sua Resposta Em Um Texto De, No máximo, 15 Linhas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 2

As reações imediatas e involuntárias que ocorrem como respostas a um estímulo chamam-se atos reflexos.

Os atos reflexos - também chamados congénitos ou inatos, por serem hereditários - manifestam-se da mesma maneiraem todos os indivíduos pertencentes à mesma espécie.

Os exemplos de reflexos são muito numerosos. Assim, se de forma inesperada uma mão sofre uma picada ou seaproxima de um foco de calor intenso, ocorre uma reação muscular rápida que se traduz num movimento deafastamento, reação em que não intervém a vontade. O contacto de um corpo estranho com a córnea do globo ocularfaz-nos fechar as pálpebras muito rapidamente.

A maior parte dos atos reflexos têm a sua origem na espinal medula, sem intervenção do encéfalo. Por esse motivo, oseu estudo experimental é feito seccionando a espinal medula num animal (por exemplo, uma rã). Elimina-se assim todaa possível intervenção do encéfalo, obtendo-se o chamado "animal espinal", que pode viver durante algumas horas. Sedurante este tempo o animal recebe um estímulo, por exemplo, uma picadela numa pata, produz-se a correspondentecontração da mesma. Isso demonstra que o movimento realizado só tem intervenção da medula espinal.

A produção de um ato reflexo implica a intervenção de vários neurónios em cadeia, cujo conjunto constitui o arcoreflexo. Os elementos que intervêm no ato reflexo são um recetor, capaz de receber o estímulo, e um neuróniosensitivo, situado num gânglio da raiz dorsal de um nervo raquidiano, que com o seu prolongamento dendítrico recolhe oimpulso nervoso iniciado no recetor, conduzindo-o centrifugamente até à parte superficial da substância cinzenta damedula, onde estabelece com o seu cilindro eixo uma sinapse com as dendrites de outro neurónio, denominado neuróniode associação. Este transforma a corrente sensitiva em motora, passando o impulso para a parte interior da substânciacinzenta, onde é recolhida por um último neurónio motor, cujo cilindro eixo abandona a medula através da raiz do nervoraquidiano, conduzindo centrifugamente o impulso até um órgão efetor (músculo ou glândula), onde tem lugar aresposta.

É de ter em atenção que os atos reflexos não são sempre tão simples, pois muitas vezes intercalam-se no arco reflexo,não um, mas vários neurónios de associação.

Nos atos reflexos encefálicos, como, por exemplo, os reflexos da córnea do olho, o centro nervoso que intervém noarco reflexo não é a medula mas um centro localizado no encéfalo.

Os atos reflexos também podem ser adquiridos por um somatório de experiências que constituem uma aprendizagem. Éo que acontece, por exemplo, com a secreção da saliva por visão ou olfato de um alimento que se sabe, porexperiência, que é saboroso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com