TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TÉCNOLOGIA MECÂNICA RELATÓRIO

Por:   •  6/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

CAMPUS: SANTO AMARO      CURSO: ELETROMECÂNICA

DISCIPLINA: TÉCNOLOGIA MECÂNICA

RELATÓRIO

DOCENTE: SILVANDO VIEIRA

DISCENTE: CAMILA SACRAMENTO

                                                                                                                  KARLLA MAIA

SANTO AMARO- BA

2018

FUNDIÇÃO

Objetivo:

Este relatório tem de suma importância os conhecimentos adquirido relacionado a fundição. Onde descrevemos os processos de execução de uma das mais importantes áreas.

Introdução:

Na visita marcada pelo orientador Silvando Vieira, realizada no dia 04 de dezembro de 2018, a partir das 12hrs. Nossa turma do 2° módulo de eletromecânica visitou a Empresa de Fundição de São Roque, localizada na cidade Amélia de Rodrigues. Onde obtemos conhecimentos sobre os processos que são realizado pela fundição.

A empresa foi fundada em 1956, onde vem se destacando pela competência  e qualidade na prestação de serviços de confecção de peças , sendo elas fundidas em ferro , bronze e alumínio, onde também possui três linhas de produção: construção, industrial e jardinagem.

Após abaixo , deixo umas imagens de algumas peças  que é fabricada pela empresa a cima.

[pic 2]           [pic 3]

      BANCO COLONIAL                                        

PADRÃO COELBA TAMPÃO T800
VEJA MAIS

[pic 4]

           ORNATOS

FUNDIÇÃO

As transformações dos metais e ligas metálicas em peças de uso industrial pode ser realizada por intermédio de inúmeros processos, a maioria dos quais tenso como ponto de partida o metal líquido ou fundido, que é derramado no interior de uma forma , cuja a cavidade é conformada de acordo com a peça que se deseja produzir , essa forma é chama de (molde).

A forma da cavidade do molde pode ser tal que corresponda praticamente à forma definitiva, ou quase definitiva, da peça projetada ou pode apresentar-se com contornos regulares, cilíndricos ou prismáticos, de modo que a peça  resultante possa ser posteriormente submetida a um trabalho de conformação mecânica, no estado sólido, com o que são obtidas novas formas das peças.

Ao chegarmos na empresa , formos recebidos pelo filho do fundador da empresa Sr. Jorge o atual dono. Onde tivermos oportunidade de adquirir catálogos de seus produtos.

Então iniciamos a nossa visita pela empresa, onde fomos conhecer cada passo do processo de fundição. Logo na chegada observamos funcionários com qualificação específica na área confeccionado os moldes , que é o formato da peça. Onde tinha peças em seu processo de resfriamento ou seja solidificando.

O molde é feito com areia preta , mas essa areia na verdade vem branca , mas passa pelo processo no misturador, onde adiciona água e betonita e quando ela recebe a quentura ela fica dessa cor preta , mas tendo o nome de Química agilo, utilizando como auxílio nas moldagens das peças funcionando como liga durante o processo.  Sendo uma areia boa , que faz a moldaçao dela e não explode porque da surgidez, porque assim que fundi  a caixa de molde soube o respiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (180.2 Kb)   docx (607.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com