TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A terceirizao de mao de obra no brasil

Por:   •  29/8/2015  •  Artigo  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

A terceirização de mão de obra no Brasil

A terceirização de mão de obra no Brasil cresce consideravelmente desde os anos 50. Com o objetivo de aumentar a produtividade, hoje em dia é comum uma empresa ter vinculo com outra que presta serviço à primeira, é chamada “terceirização”, “prestação de serviço” ou “consultoria”. É a atividade que uma empresa “produtora” contrata outra para cumprir atividades que estejam ligadas ao desenvolvimento da empresa, porém não em sua “atividade fim”. São responsáveis por auxiliar o crescimento da empresa prestando serviços de suporte a produção e logistica interna e externa.

No Brasil, a primeira empresa em consolidar a terceirização foi a IBM em 1970, ela passava grande parte de sua atividade-meio para empresas de terceirização.

Dentre essas funções, a empresa poderá contar também com o trabalho do ‘ajudante geral’: funcionário que intervém em diversos setores, ajudando no que for preciso para o crescimento da empresa. Aquele que auxilia em diferentes funções. Esses funcionários são extremamente importantes para as empresas, são na maioria confiáveis, pois exercem diversas funções. Podem trabalhar em diversas empresas e organizações; desde escritórios, hospitais, escolas, até fabricas e restaurantes.

Em um escritório ele pode ser responsável por: Organização de documentos, pagamentos e recebimentos e recepção, levar materiais que não funcionam mais para consertar.

Em uma fábrica: abastecimento de linha de produção, movimentação de estoque, auxilia na carga e descarga.

No restaurante o ajudante pode auxiliar na limpeza, lavagem de louça, e na higienização do estabelecimento.

Os requisitos para ser um ajudante geral variam de empresa para empresa. As empresas hoje estão cada vez mais necessitadas de pessoas que sabem exercer diversas funções, e está difícil achar um trabalhador que sabe exercer diversas funções em setores diferentes. Hoje em dia as pessoas estão se especializando em uma única função, o que freia o conhecimento em diferentes áreas. Por este motivo é muito importante e contar com um ajudante geral, ele saberá lidar com diversas situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com