TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suprimento De Mão De Obra

Exames: Suprimento De Mão De Obra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2013  •  2.832 Palavras (12 Páginas)  •  1.462 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO:

Ao se falar em entrevista de seleção de uma vaga, há várias possibilidades para se analisar um candidato, sendo que dependendo de sua resposta há chances ou não, de ser contratado pela empresa.

Cada empresa adota seu método de avaliação e as respostas precisam se encaixar com o perfil tanto da vaga quanto da cultura da organização, uma vez que as perguntas são elaboradas de acordo com o que a empresa necessita do futuro membro.

Com base nessas informações foram elaborados dois formulários com questões de perguntas do modelo tradicional e do modelo por competências conforme veremos no decorrer do trabalho.

1- Formulário modelo Tradicional

A) Fale sobre você.

R: O objetivo é avaliar o que o candidato dirá sobre ele. Também avaliar o grau de maturidade que o entrevistado possui perante ao que ele dirá sobre sua vida ao entrevistador.

B) Por que você quer deixar sua empresa atual?

R: Avaliar motivos pelo qual o entrevistado quer deixar o emprego, assim como o que ele dirá sobre a empresa na qual trabalha.

C) O que você pode oferecer que outro candidato não pode?

R: Analisar o que o candidato considera em si mesmo um diferencial e uma habilidade inovadora.

D) Qual o seu objetivo na empresa?

R: Abordar quais são os objetivos do candidato e se eles enquadram-se com os objetivos da organização.

E) Por que a nossa empresa deve te contratar?

R: Avaliar o nível de persuasão do candidato ao convencer o entrevistador sobre os motivos pelos quais ele deve ser aceito na organização.

F) O que de mais importante você aprendeu nos últimos anos?

R: Avaliar o que o entrevistado entende como aprendizagem, assim como procurar saber se ele possui capacidade de aprender mesmo com situações que foram desagradáveis para ele.

G) Quais são as características e elementos do seu trabalho que você considera mais importantes?

R: Buscar saber qual a importância o trabalho tem na vida do candidato, e com qual prioridade ele trata suas obrigações.

H) Ao entrar você não fechou a porta. Feche-a, por favor.

R: Serve como uma “pegadinha” para testar o nível de autoconfiança dos candidatos que já haviam fechado a porta, se não olharem é porque demonstram certeza de seus atos.

I) Como você avalia sua habilidade para relacionar-se com novas pessoas?

R: Procurar saber com esta questão, a probabilidade do candidato se relacionar bem com os colegas de trabalho.

J) Qual sua pretensão salarial?

R: Com a resposta obtida deve-se analisar a ousadia do candidato ao expor sua pretensão e também avaliar o bom senso do candidato em relação ao salário que ele pretende ganhar de acordo com o cargo ao qual ele se candidatou.

K) Para você, o que é realização profissional?

R: Com a questão espera-se saber do candidato até onde ele pretende chegar para alcançar seus objetivos em um emprego, saber se para ele realização profissional envolve somente salário ou algo mais.

L) Em sua carreira profissional, qual você considera ter sido o maior problema de relacionamento enfrentado com algum colega de trabalho?

R: Analisar o “porque” do conflito, se o candidato poderia ter evitado o problema e até mesmo o verificar o que o candidato considera um problema.

M) Quais eram as funções mais desempenhadas em seu emprego?

R: Com essa resposta o entrevistador avalia se o cargo condiz com o que o futuro colaborador sabe desempenhar, assim como suas expectativas mediante ele.

N) O que você considera ser um desafio?

R: Com a questão procura-se analisar a capacidade do candidato de lidar com situações mais complicadas, e através desta ele também demonstrará o que é “fácil” ou “difícil” para ele.

O) Qual foi sua reação ao ser dispensado de um emprego?

R: Avaliar a maturidade dos comportamentos que o candidato expressa ao lidar com situações difíceis e desagradáveis.

P) Como você faz para não deixar que seus problemas pessoais interfiram no seu trabalho?

R: Identificar o modo que o candidato organiza e relaciona sua vida e problemas pessoais com sua vida profissional. O intuito é saber se um problema pessoal do funcionário irá interferir no profissionalismo do candidato.

Q) Você tem disponibilidade de horário?

R: Com a questão deve-se saber se os horários disponíveis do candidato são viáveis e compatíveis com os horários nos quais a empresa precisará dele.

R) Fale quais são seus objetivos em curto prazo? E em longo prazo?

R: O objetivo da pergunta e saber quais são os planos do candidato e se eles se enquadram no perfil da empresa. Com a resposta espera investigar se o candidato tem objetivos próximos aos da organização.

S) O que procura num emprego?

R: A resposta indicará se o que o candidato procura é o mesmo que a empresa poderá proporcionar-lhe. Se ambos não forem compatíveis, a probabilidade de o candidato desistir do emprego futuramente é grande.

T) Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?

R: Com a resposta deverá ser avaliado o otimismo e pessimismo do candidato ao falar sobre o emprego e sobre a empresa.

U) Você já recebeu críticas sobre o seu trabalho? Como reagiu?

R: Com as perguntas deve-se analisar a sinceridade do candidato ao responder sobre as críticas que já recebeu e suas reações, e também saber se ele levara uma crítica para o lado pessoal ou a utilizaria de maneira construtiva.

V) Se você ganhasse na loteria hoje, viria trabalhar amanhã?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com