TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE COMPARATIVA DE PROJETOS HIDRÁULICOS PREDIAIS DE ÁGUA FRIA COM SISTEMA DE MEDIÇÃO INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Por:   •  8/11/2018  •  Abstract  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE BOM DESPACHO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ARNALDO DA SILVA LOURENÇO
FAGNER HENRIQUE RAMOS DA SILVA
JAEDER EVOHÉ SOBRINHO
LAURO VIEIRA BARBOSA JUNIOR
ANÁLISE COMPARATIVA DE PROJETOS HIDRÁULICOS PREDIAIS
DE ÁGUA FRIA COM SISTEMA DE MEDIÇÃO INDIVIDUAIS E
COLETIVOS
BOM DESPACHO/MG
2012
ARNALDO DA SILVA LOURENÇO
FAGNER HENRIQUE RAMOS DA SILVA
JAEDER EVOHÉ SOBRINHO
LAURO VIEIRA BARBOSA JUNIOR
ANÁLISE COMPARATIVA DE PROJETOS HIDRÁULICOS PREDIAIS
DE ÁGUA FRIA COM SISTEMA DE MEDIÇÃO INDIVIDUAIS E
COLETIVOS
Trabalho de conclusão de curso apresentado a
Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom
Despacho, como requisito parcial para obtenção do
titulo de Bacharel em Engenharia Civil.
Orientador: Prof. Gilberto Varanda Barbosa.
BOM DESPACHO/MG
2012
ARNALDO DA SILVA LOURENÇO
FAGNER HENRIQUE RAMOS DA SILVA
JAEDER EVOHÉ SOBRINHO
LAURO VIEIRA BARBOSA JUNIOR
ANÁLISE COMPARATIVA DE PROJETOS HIDRÁULICOS PREDIAIS DE ÁGUA
FRIA COM SISTEMA DE MEDIÇÃO INDIVIDUAIS E COLETIVOS Trabalho de conclusão de curso apresentado a Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho, como requisito parcial para obtenção do titulo de Bacharel em Engenharia Civil. Aprovada em ______/______/______ BANCA EXAMINADORA ________________________________________________ Prof. Gilberto Varanda Barbosa (Orientador) Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho ________________________________________________ Prof. Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho ________________________________________________ Prof. Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho ________________________________________________ Prof. Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho
Dedicamos este trabalho Deus e aos nossos familiares que sempre estiveram nos apoiando durante toda esta jornada acadêmica. Aos nossos professores, orientadores e colegas de sala de aula pelo suporte, incentivo e inspiração que nos fez chegar até aqui.
AGRADECIMENTOS Agradecemos primeiramente a Deus por ter nos sustentado com a sua destra desde o dia em que fomos concebidos até aqui, aos nossos familiares pelo carinho e compreensão e incentivo. Ao nosso orientador Prof. Gilberto Varanda Barbosa que em momento algum nos negou qualquer tipo de apoio, ao Prof. Ronaldo Lúcio Ferreira que nos orientou com muito esforço e boa vontade, ao nosso querido mentor Prof. Pedro Antônio Abrantes Cardoso pelo seu altruísmo natural com os estudantes de engenharia. Agradecemos a todos os integrantes da instituição, funcionários, coordenadores e professores pelo auxílio e pela aprendizagem no decorrer desta jornada.
“A competitividade de um país não começa nas indústrias ou nos laboratórios de engenharia. Ela começa na sala de aula.” (Portal Pensador UOL – por Lee Lacocca , s/d)

RESUMO A escassez da água em várias regiões, a injustiça de contas de água não proporcionais ao consumo em prédios com medição coletiva que tendem ao desperdício inconsciente do uso da água, trazem a tona diversos problemas sociais e ambientais relacionados aos recursos hídricos. Dentro deste cenário este trabalho apresenta um estudo de caso de um projeto criado para a cidade de Bom Despacho/MG de um edifício residencial multifamiliar onde foram feitos dois projetos de sistemas hidráulicos de água fria, sendo um com medição individual e outro com medição coletiva a fim de se comparar e analisar suas diferentes pressões, custos e dimensões mostrando suas vantagens, desvantagens e compensações, indicando assim, qual sistema é recomendável para ser implantando em edifícios residenciais. Ainda de forma secundária realizou-se uma pesquisa de campo com questionários sócio avaliativos a fim de se saber a opinião de consumidores, síndicos e engenheiros
(responsáveis por execuções de obras civis), e assim analisou-se o consumo, a satisfação
dos consumidores e a postura dos engenheiros sobre o assunto.
Conclui-se com análise de resultados e discussão que se tornou propício afirmar que o uso da medição individualizada em projetos de instalações hidráulicas prediais pode substituir perfeitamente as instalações que usam o sistema coletivo, pois as condicionantes entre os dois sistemas apresentam resultados semelhantes, sendo que o sistema individual reduz o consumo consciente de água e traz maior satisfação aos usuários finais, além de ter maior abrangência social, ser tecnicamente possível e também economicamente viável, pois tal medição está se tornando a melhor solução para evitar o desperdício em edifícios residenciais. Palavras-chave: Instalações Hidráulicas Prediais de Água Fria; Sistemas de Medição Individual e Coletivo; Água; Hidrômetros; Reservatórios ; Recursos hídricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com