TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Ciência do Corpo: Ação do sistema tampão diante das variações do pH biológico

Por:   •  15/11/2016  •  Artigo  •  4.888 Palavras (20 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 20

Projeto Ciência do Corpo: Ação do sistema tampão diante das variações do pH biológico

Laís Santos de Melo, Natália Vitória Carelli, José Lucas Pereira, Renato Costa Allé, Lisete Maria Luiz Fischer, Sabrina de Almeida Marques*

Faculdade Campo Limpo Paulista

Rua Guatemala, 167, Jd. América

13231-230 Campo Limpo Paulista, SP, Brasil

(11) 4812 9400

*salmeidamarques@uol.com.br

RESUMO

O corpo humano apresenta diferentes mecanismos fisiológicos. Um deles é o sistema tampão que tem a tarefa de manter o equilíbrio ácido - básico. Os tampões previnem mudanças rápidas no pH do líquido corporal ao converterem ácidos e bases fortes em ácidos e bases mais fracos. Os principais sistemas tampões são o sistema de tampão proteico, o sistema tampão ácido carbônico-bicarbonato e o sistema fosfato. Este trabalho apresenta um estudo sobre os principais sistemas tampões, buscando compreender toda a sua função no corpo humano incluindo dados experimentais. Este estudo foi realizado por alunos do 2º semestre de Química Bacharelado que participaram do Projeto Ciência do Corpo dentro da atividade Institucional denominada Estudos Dirigidos e Práticas (EDP) que visa o incentivo a investigação e entendimento de diversos assuntos conteúdos teóricos e práticos do curso.

Palavras chave

Sistema tampão, pH, sistema tampão, verificação do sistema tampão.

ABSTRACT

The human body has different physiological mechanisms. One is that the buffer system has the task of maintaining basic acid balance. Buffers prevent rapid changes in the pH of body fluid to convert strong acids and bases into weaker. The main buffer systems are formed by protein, carbonic acid and bicarbonate-phosphate system. This paper presents a study on the key caps systems, trying to understand all its function in the human body. This study was conducted by students of the 2nd semester of Bachelor Chemistry who participated in the Body Science Project within the Institutional activity called Addressed and Practice Studies (EDP) which aims to encourage investigation and understanding of various topics theoretical and practical course content.

Keywords

Buffer system, pH, buffer system, buffer system experiments.

1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento de projetos dentro da atividade denominada EDP é de grande valia aos alunos pois estes começam a pensar um trabalho deste seu início assim como planejar toda a parte experimental e então compilar os seus resultados e discutí-los. Isto pode ser realizado em diversas maneiras, apresentação oral, apresentação em pôster e a apresentação escrita como um modelo de artigo científico. Neste caso o artigo foi o modelo utilizado para a avaliação. A escrita de um artigo contribui demasiadamente para que os alunos tenham o aprendizado de escrever e estudar novamente cada tópico de um artigo além de que devem não só discutir seus resultados, mas fazer isso de maneira sucinta e objetiva pois muitas vezes há restrições de páginas número de palavras etc. Especialmente neste caso o artigo é importante pois já faz com que um aluno do 1º ano aprenda este processo o que fará com que no momento da escrita de sua monografia isto seja bem mais fácil pois entende sobre referências, sobre objetivos, introdução etc. Além disso, a publicação de seus resultados de pesquisas do primeiro ano de um curso de Graduação pode vir a fazer com que ele tenha um estímulo para sempre desenvolver projetos e trabalhos da melhor maneira possível passando posteriormente para a publicação de artigos em revistas fora da introdução. Sendo assim, a escrita de um artigo é um exercício para monografia e projetos futuros dentro do seu curso de Graduação ou até futuramente de um Pós-Graduação.

É de fundamental importância que o pH do corpo esteja em equilíbrio, pois ele afeta toda a nossa saúde. Equilibrar o pH é estar em dia com a saúde física, mental e emocional. Para entender um pouco sobre a importância do pH equilibrado no corpo, é necessário saber que cada solução, como fluidos corporais, ácidos do estômago, sangue, comidas e bebidas que ingerimos, podem ser ácidas ou alcalinas. A escala de pH varia de 0 á 14, sendo 0 mais ácido e 14 mais alcalino (KOTZ, et al., 2010). Quando o pH entra em desiquilíbrio, há uma manutenção do pH ideal que é conseguida pelos seres vivos graças á existência do sistema-tampão (TORTORA; et al.,2012).

Os tampões, denominação traduzida do original inglês “buffer” (amortecedor), teve apresentação por Harris (1999) como, uma solução tamponada que resiste a mudanças de pH quando ácidos ou bases são adicionados ou quando uma diluição ocorre. Eles possuem a capacidade de evitar que grandes variações do pH ocorram quando adicionado ácido e base. Este conceito surgiu de muitos estudos realizados, sendo aplicado em diversas áreas de conhecimento. (FIORUCCI, A, et al., 2001).

Existem diversos sistemas tampões agindo sobre partes do corpo. A saliva, sistemas excretores, como suor e lágrima são alguns exemplos de onde tampões podem agir.

Uma diminuição (acidose) ou aumento (alcalose) do pH pode causar sérios problemas e até mesmo ser fatal. Os principais sistemas tampões são o sistema de tampão proteico, o sistema tampão ácido carbônico-bicarbonato e o sistema fosfato, (TORTORA, et al., 2012) que são mecanismos biológicos utilizados para evitar grandes variações do pH.

Para definir e entender sistema tampão, é necessário saber de alguns conceitos, como o de ácido, base e pH.

Conceitos Fundamentais

Ácido e base

Em uma linguagem química, os elementos mais importantes para o funcionamento celular estão em uma solução. Uma solução é a mistura de duas ou mais substâncias, que envolve o soluto e o solvente em sua composição. O soluto encontra-se em maior quantidade (KOTZ, et al., 2010).

O corpo humano é composto por 70% de água, que é considerado um solvente universal. Em uma solução biológica existem substâncias como ácidos bases e sais. Em 1923, J.N. Brönsted

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (163.6 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com