TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto pim análise e desenvolvimento de sistemas

Por:   •  4/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.967 Palavras (16 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 16

UNIP EaD
Projeto integrado multidisciplinar
Cursos superiores de tecnologia

Estudo de Tecnologia em Indústria Química

UNIP polo – SP
2022

Estudo de Tecnologia em Indústria Química

Projeto integrado multidisciplinar I
Curso análise e desenvolvimento de sistemas, da universidade paulista, UNIP.


Professor orientador:

UNIP Rio Claro – SP

2022

Resumo

A tecnologia de informação, está em constante evolução, e hoje é uma necessidade dentro das indústrias, para que a cada dia mais as mesmas sejam competitivas no mercado e com soluções inovadoras, que reduzam o tempo e preço de produção. Sempre buscando uma forma sustentável, que traga novos meios produtivos sem a exploração predatória no meio ambiente.
A indústria escolhida para ver a aplicação das matérias estudadas, foi uma empresa do ramo de sílica sintética, que utiliza diversas matérias primas, sendo o silicato de sódio, a empresa faz aquisições de matérias primas apenas de empresas certificas ISO 14000, por se tratar de uma empresa que tem extrema preocupação em respeitar as normas ambientais vigentes nas legislações locais, sempre buscando maneiras de utilizar energia limpa e reaproveitar os rejeitos que são gerados através da produção.

Palavras-chave: Sílica, Silicato de Sódio, Tecnologia.

Abstract

Information technology is constantly evolving, and today it is a necessity within industries, so that every day they are more competitive in the market and with innovative solutions that reduce production time and price. Always looking for a sustainable way that brings new productive means without predatory exploitation of the environment.

The industry chosen to see the application of the materials studied was a company in the field of synthetic silica, which uses several raw materials, being sodium silicate, the company purchases raw materials only from ISO 14000 certified companies, as they are a company that is extremely concerned with respecting the environmental standards in force in local legislation, always looking for ways to use clean energy and reuse the waste that is generated through production.

Keywords: Silica, Sodium Silicate, Technology.

Sumário

1 INTRODUÇÃO        6

2 Sistemas utilizados em área fabril        7

2.1 Utilização na área fabril        7

2.2 Utilização do programa Excel        7

2.3 Utilização do Word        8

2.4 Programa Delta V.        9

2.5 Programa SAP.        10

2.5.1 Programa SAP, Manutenção.        10

2.5.2 Programa SAP Setor administrativo.        10

3 Tecnologia da informação.        11

4 Responsabilidades Sustentáveis.        12

4.1 Descartes de materiais recicláveis.        13

4.2 Descarte de rejeitos de produção.        13

4.3. Estação de tratamento de efluentes.        13

4.4 Materiais feitos de amianto.        13

4.5 Controle de materiais particulados para a atmosfera.        14

4.6 Ferramentas de gestão ISSO 9000 e 14000        14

4.7 Utilização de água de poço        15

5 Exemplo da aplicação da lógica no sistema        15

6 Análise estatística, sobre satisfação dos usuários quanto ao uso dos computadores na empresa.        15

7 CONCLUSÃO        18

8 REFERËNCIAS        19

1 INTRODUÇÃO

Este estudo tratará de um Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM I, referente ao projeto de pesquisa realizado no primeiro semestre do curso superior em Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Paulista – UNIP. Neste trabalho buscou-se aplicar os conhecimentos adquiridos na teoria e coloca-los em prática. Foram abordas as disciplinas de fundamentos de sistemas operacionais, estatística, lógica e desenvolvimento sustentável.

Para o desenvolvimento do projeto, foi realizado uma pesquisa em uma indústria química, no ramo de fabricação de sílica sintética amorfa, a fim de identificar os recursos que a mesma utiliza, referente as disciplinas estudadas no primeiro semestre.

Foram realizadas visitas a empresa, a fim de compreender o seu ramo de negócio, quais os meios tecnológicos que a empresa dispõe na área fabril e administrativa, ter um melhor entendimento quanto a parte de desenvolvimento sustentável, tentando identificar quais são os meios utilizados pela empresa para utilização de matéria prima de forma consciente, e como a mesma trata os resíduos gerados através de uma produção.

Também foi possível ver em prática o uso dos recursos usados na disciplina de estatística, como a empresa emprega os mesmos, para melhorarem a sua performance produtiva, e qualidade dos produtos realizados.
Outra parte interessante, foi a visita na sala de servidores da empresa, que hoje dispõe de um servidor local para uso da unidade visitada e um outro servidor que contempla a unidade de São Paulo

2 Sistemas utilizados em área fabril

Os sistemas operacionais utilizados em meio a área fabril, é o Windows 10, por se tratar de um sistema mais recente da Microsoft, com novas funcionalidades e possibilidades de integração entre tecnologia desktop e mobile.

A empresa referida, poderá fazer uso futuramente de sua nova tecnologia, que é integrar os sistemas já embarcado nos desktops, também em celulares de seus gestores, a fim dos mesmos terem acesso instantâneos aos registros da produção atual, sem terem que utilizar computadores desktops para efetuarem as pesquisas, gerando uma maior comodidade e utilizando os recursos que o Windows 10 proporciona aos seus usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (430.8 Kb)   docx (339.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com