TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO CIENTIFICO

Artigo: ARTIGO CIENTIFICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  3.537 Palavras (15 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 15

O BRICS e seu desenvolvimento no cenário mundial.

SUMÁRIO

• INTRODUÇÃO ....................................................................................

• FUNDAMENTAÇÃO

• SURGIMENTO E ASCENSÃO DO BRICS

2.1- O processo do avanço do BRICS no cenário internacional.

• CRIAÇÃO DO BANCO DE DESENVOLVIMENTO DO BRICS

3.1- Críticas ao FMI e Banco Mundial pelo BRICS

3.2 - Propósitos do Banco de desenvolvimento do Brics

• CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, a partir do surgimento e ascensão do BRICS, apresentar a evolução e o papel do BRICS na agenda internacional. Os cinco países que compõem o BRICS resolveram juntas suas forças e prestígios para elaborar uma nova ordem mundial em um momento onde havia a falta da mesma. O grupo tem como objetivo projetar as economias emergentes a um lugar de maior destaque na ordem mundial, tendo assim, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul como os representantes dos países emergentes para uma reforma na ordem mundial.

O BRICS ganhou maior atenção em 2008 quando o mundo passou pela crise mundial econômica, onde a queda dos Estados Unidos foi evidente. O mundo assistiu as maiores economias mundial passarem por forte desestabilidade econômica enquanto as economias emergentes se recuperaram rapidamente da crise. Hoje em 2014 ainda é forte os efeitos que a crise deixou por onde passou. A hegemonia americana entrou em decadência quando os Estados Unidos não se via mais capaz de ser autossuficiente e muito menos proteger seus aliados.

Existe uma demanda de ordem e não está claro quem vai produzir a oferta. Para o BRICS, as nações emergentes precisam de mais voz, mais atenção do que atualmente se vê.

O BRICS em apoio ao G20 se compromete com as reformas do Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, objetivando maior participação dos países emergentes nas decisões nos foros internacionais financeiros. A respeito da governança global o grupo tem a ideia de que o mundo esta passando por uma transição da unipolaridade para a multipolaridade. Também é interesse do BRICS a segurança alimentar, através da cooperação entre os países do grupo na melhoria da produção agrícola.

A maior conquista recente do grupo foi a criação de um Banco de Desenvolvimento do BRICS, “com o propósito de mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento nos BRICS e em outras economias emergentes e em desenvolvimento” (Declaração de Fortaleza – 11).

Em conclusão, as reuniões do BRICS refletem o interesse de uma reforma na ordem mundial, e o desejo comum de contribuir para a paz e estabilidade da economia internacional.

2. FUNDAMENTAÇÃO

Pode se perceber como a ordem econômica mundial mudou na última década, e a tendência é que continuar mudando. Este artigo apresenta o BRICS como alternativa da nova liderança da ordem mundial. Muitos teóricos e econômicos encontram no BRICS a saída para o desenvolvimento econômico multipolar. O BRICS defende o lugar dos emergentes na economia. É fato que o país emergente não tem espaço quando o assunto é segurança mundial ou não são ouvidos quando é preciso pelo Fundo Monetário Internacional ou pelo Banco Mundial. A iniciativa do BRICS foi após tantos anos avulsos, se rebelaram e buscam seu lugar que lhes é de direito. Vendo a Hegemonia dos Estados Unidos caindo, o mundo se encontrou sem um “Líder”, sem uma ordem econômica. O mundo era acomodado com a unipolaridade norte-americana, e sem ela, imagina-se o caos. Mas ao contrário do que se parece, o BRICS representa exatamente a nova ordem econômica mundial. Cinco países gigantes em territórios com quase 50% da população mundial, representam quase 20% do PIB mundial, mas unidos, conseguirão alcançar os objetivos e elevar suas economias a potências. Tem quem diga que em 10 anos, ou menos... Outros mais realistas preveem que em 2050 serão as 5 potências econômicas mundiais. Para esclarecer que o BRICS não é um bloco econômico, mas sim um Grupo de Cooperação Econômica, ao meu ver, estão buscando nos alicerces para futuramente poderem formar um Bloco Econômico, como será citado no tema principal a criação do Banco de desenvolvimento do BRICS que tem o objetivo de financiar países emergentes. Assim, espera-se do BRICS uma reforma na ordem unipolar mundial, onde os emergentes se tornarão mais presentes nas decisões da agenda internacional e terão apoio para o desenvolvimento interno.

3. SURGIMENTO E ASCENSÃO DO BRICS.

3.1- O processo do avanço do BRICS no cenário internacional.

O BRICS foi um termo usado primeiramente pelo economista Jim O’Neill em um estudo de 2001 intitulado “Building Better Global Economic BRICs”, que acabou originando um grupo político de cooperação formado pelos países Brasil, Rússia, Índia, e em 2011 a Africa do Sul se juntou ao grupo. É esperado que o grupo de países emergentes tornen-se as 5 maiores potências economicas nos próximos 50 anos ou menos, assim mudando a ordem que até então tinha os Estados Unidos como centro do mundo. Desde de sua criação, há muitas expectativas sobre o grupo, considerando o contexto atual que se encontra os Estados Unidos.

Após a Segunda Guerra Mundial, o eixo econômico saiu da Europa para os Estados Unidos, tornando-o a maior potência econômica. O EUA teve enorme prestígio após vencer a guerra, e a Europa se encontrava em um trauma pós-guerra com seu território devastado, o declinio Europeu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com