TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE EMPRESARIL

Ensaios: ATIVIDADE EMPRESARIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

O século que XX foi caracterizado por um avanço científico e tecnológico sem na história da humanidade, mas também foi marcado por terríveis acontecimentos, fatos que deixaram marcas profundas no meio ambiente. 

As maiores agressões no meio ambiente tiveram início na Idades Média e Moderna , especialmente na fase da Revolução Industrial .  

A civilização industrial introduziu radicais mudanças no Meio Ambiente físico. Essas transformações provocaram a reflexão sobre novos conceitos em relação ao meio ambiente e o seu uso. A Revolução Industrial, século XVIII, tinha três características básicas da produção: a natureza, o capital e o trabalho. Porém, a partir do século XX, uma nova característica foi criada: a tecnologia. Essa nova característica provocou um salto, qualitativo e quantitativo, no processo industrial. Passou a produzir mais quantidades em muito menos tempo que antes. Esse fator causou graves prejuízos ao ambiente. 

O ser humano para sobreviver, tira o seu sustento da natureza, e para que isso aconteça utiliza ferramentas que, com a tecnologias dos meios de produção, vão degradando ainda mais o meio ambiente.

E com Revolução Industrial tudo isso foi piorando, pois a atividade produtiva ganhou maior dimensão, e também devido às descobertas científicas e tecnológicas no século XIX, que deram ao homem mais possibilidades de explorar a natureza (CARVALHO, 2003). 

Após isso a natureza ficou ameaçada, a fauna e a flora passaram a correr o risco de serem extintas.

As pessoas começaram a perceber que a preservação do meio ambiente é um determinante de sua própria sobrevivência.

Foi a partir do século XIX que se observou a criação de organizações ambientalistas, em 1865 na Grã-Bretanha, seguida pelos Estados Unidos (1883), África do Sul (1883) e, já no século XX, Suíça (1909). Nesse mesmo ano, os europeus reuniram-se no Congresso Internacional para Proteção da Natureza, em Paris, para analisar os progressos da proteção à natureza na Europa e sugeriram a criação de um organismo internacional de proteção à natureza. Assim, em 1913, criou-se a Comissão Consultiva para a Proteção Internacional da Natureza, assinada por 17 países. Com o começo da guerra, contudo a Comissão foi esquecida (McCORMICK, 1992). ·.

Assim foram só crescendo as ações tomadas para preservar o meio ambiente. Em 1971, a França criou o Ministério para a Proteção da Natureza e do Meio Ambiente, que fez com que vários outros países reorganizassem ou criassem departamentos ou órgãos responsáveis pela proteção ao meio ambiente. E, em 1972, aconteceu a Conferência das Nações Unidas, que reuniu 113 nações em Estocolmo para discutir problemas do meio ambiente (CARVALHO, 2003). 

E o que vivemos hoje nos da o desafio de reconstruir a

sociedade. Por isso, se faz necessária uma mudança dos modelos de produção.

e consumo adotados pelo ser humano. Com isso, passa a ser preciso novas formas de

organização, como a sustentabilidade empresarial.

‘‘Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.’’

‘‘Para se efetivarem, as políticas e práticas de sustentabilidade empresarial devem,

necessariamente, atender simultaneamente aos critérios de relevância social, prudência

ecológica e eficiência econômica. Isso deve estar refletido em estratégias e práticas

éticas e sustentáveis de ecoeficiência e responsabilidade social. Está aí, o maior desafio

ao empresariado neste século XXI: conciliar crescimento econômico, preservação do

meio ambiente e equidade social. É neste sentido que se torna cada vez mais necessária

a reflexão, disseminação e proposição de ideias e práticas que tornem realidade a

sustentabilidade empresarial.’’

Sustentabilidade empresarial e inovação

andam juntos, pois inovar é criar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com