TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Familia E Sociedade

Monografias: ATPS Familia E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 3

Veremos que a leitura é a construção de sentidos decorrentes da interação emissor/receptor. Assim, enfatiza-se que a bagagem cultural do leitor é fundamental para uma leitura eficaz e para melhor entendimento do texto, uma vez que ele utiliza seu conhecimento de mundo e seu conhecimento de texto para construir uma interpretação sobre o que lê.

É o entendimento do leitor onde ele realiza o trabalho de compreensão e interpretação de texto a partir dos seus objetivos e de seu entendimento sobre o assunto, sobre a linguagem, a concepção de leitura compreende-se onde o texto é fruto do pensamento do autor, sendo ele valorizado como estrutura, o léxico, o código a ser decodificado pelo leitor.

Para entender o significado do texto que se esta lendo, o leitor tem que elaborar uma interpretação, ler e compreender, é através da leitura que ele estará aprendendo.

Permitir ao leitor, captar o que não esta escrita no texto, fazendo suposições com base nas pistas dadas pelo texto, ou em conhecimento prévio pelo leitor. Duke e Pearson identificaram seis tipos de estratégias de leitura que as pesquisas realizadas têm sugerido como auxiliares no processo de compreensão a saber: predicação, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.

Ao enfatizarmos sobre os tipos textuais, esta classificação relaciona-se com a natureza linguística expressa pelos mesmos. Classificando-se em narrativos, descritivos e dissertativos.

Concepção da Leitura

As concepções de leitura variam conforme a visão de sujeito, de língua, de texto e de sentido. A concepção do “foco no autor” é aquela em que o texto é resultado da sua representação mental. Cabe ao leitor “captar” os sentidos do que o autor pretende informar, isto é, o leitor tem função passiva porque o sentido do texto está centrado no autor.

E muito importante a leitura em nossas vidas, a necessidade de cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovem, com o auxilio da escola na formação de leitores competentes. Na discussão destacam-se questões com: o que é ler? Como ler? Evidentemente, as perguntas poderão ser respondidas de diferentes modos, uma concepção de leitura decorrente da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se adote.

Koch(2002) afirma que à concepção de língua como representação do pensamento corresponde à de sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e de suas ações. Nessa concepção de língua como representação do pensamento e de sujeito como senhor absoluto de suas ações e de seu dizer, o texto e visto como um produto.

A leitura assim é entendida como atividade de captação das ideias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. O foco de atenção é, pois, o autor e suas intenções, e o sentido está centrado no autor.

O texto e visto como um simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte, bastando conhecer o código utilizado. O papel do leitor que, em interação com o texto, constrói-lhe o sentido, considerando não só

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com