TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Familia E Sociedade

Exames: ATPS Familia E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Anhanguera – Uniderp - Centro de Educação a Distância

Desafio de aprendizagem.

Curso: Serviço Social

Período Letivo: 2011/1 Semestre: 1.

Disciplina: Família e Sociedade

Prof. EAD: Helenrose Aparecida Da Silva Pedroso Coelho

Prof. Tutora Presencial: Eli Kobayashi.

Nome: RA:

Etapa 1: A família e Sociedade precisa de cuidado e a Ação do Serviço Social.

Relações entre Serviço Social e Famílias e seus Aspectos que se unem.

Quando a Família não consegue cumprir sua função social na sociedade gera as demandas para o serviço social. A família possui o papel da proteção e cuidado, mas ela também precisa de cuidados, segundo a política Nacional da Assistência Social (2004 p29):

São Funções básicas da família: prover a proteção e a socialização de seus membros, constituír-se como referências morais, de vínculos afetivos e sociais de identidade grupal, além de ser mediadora das relações de seus membros com a sociedade.

Funções Básicas da Família na Sociedade: reprodução sexual (existência da sociedade), função econômica, manutenção da vida, manutenção educacional, manutenção cultural.

A família possui diversas estruturas, mas como o mesmo objetivo que já vem estabelecido de tempos. O

trabalho do assistente social gera para as famílias (sujeitos): autonomia, equidade, qualidade de vida e o desenvolvimento humano, busca realizar-se no seu sujeito auto-desenvolvimento e emancipação. Para que esta família possa voltar a realizar a sua função social.

Etapa 2 – Relação Família e Sociedade e Serviço Social.

A Família esta posta numa sociedade que vive em constante mudança, por conseqüência ocorre diversificação das configurações familiares e sua estrutura, ocorre também mudança das relações que as famílias estão estabelecendo com outras esferas da sociedade e mudança da autonomia de cada membro da família e mudanças de cargos e posições. Algumas famílias absorvem condutas autodestrutivas.

O serviço social não pode apresentar discriminação em relação à natureza das ações de atendimento das famílias, independente da problemática apresentada. Mudando o atendimento e serviço com famílias de acordo com a regionalidade, mapeamento geográfico, cultural, financeiro.

Entrevista com Assistente Social Vanilda Santos Dutra da Silva (UNICAMP).

Como se dá a atuação do assistente social na família?

Muitas dificuldades para lidar com as famílias dos assistidos pelo Serviço Social, pois nos deparamos com pessoas desinformadas, e a maioria não tem

escolaridade compatível para o real entendimento dos trâmites que tem de ser seguidos para que possamos efetuar as necessidades dos mesmos. Ao encaminhá-los para os diferentes órgãos e entidades deparamo-nos com a total ignorância, muitas vezes desinteresse e descaso dos familiares dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com