TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA-TEMA 03: AS LIBERDADES PÚBLICAS - A DECLARAÇÃO DE 1789

Dissertações: AULA-TEMA 03: AS LIBERDADES PÚBLICAS - A DECLARAÇÃO DE 1789. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

“Analise e debata a respeito dos textos, que tratam dos Institutos de Democracia no Brasil, a fim de percebermos como se daria a consulta popular que nosso Governo faria caso fôssemos votar pelo novo regime de governo, quer seja, o parlamentarismo.”

O sistema parlamentar de hoje é um sistema aberto onde qualquer indivíduo independente do grau de instrução, do poder aquisitivo, da raça, da convicção religiosa e do sexo, pode eleger um candidato da cidade, estado ou país.

Levando em consideração a evolução dos tempos e de praticamente tudo o que nos rodeia, acredita-se que a melhor posição para termos um sistema parlamentar realmente efetivo e eficaz, seria usarmos um sistema parecido com o sistema utilizado no ano de 1967, onde se exigia o mínimo de instrução para ter direito ao voto.

Pois as pessoas analfabetas e mais carentes são facilmente manipuladas e/ou “compradas” pelos candidatos que oferecem atendimentos médicos, cestas básicas, entre outros.

Porém, esta questão entra em contradição com os Direitos Humanos, e como a população não tem autonomia, cabe aos que exercem funções referentes à política ou aos profissionais que tenham qualquer poder sobre o povo, reivindicar direitos e deveres, reverem tal sistema e buscar erradicar o analfabetismo, oferecer um mínimo de cultura e até mesmo uma conscientização geral da população.

Caso o parlamentarismo fosse empregado no Brasil, não haveria grandes mudanças no contexto social do País. Haveria em sua construção política e a forma como as eleições seriam realizadas, não votaríamos em apenas um Candidato, e sim em partidos e coligações, onde o número estrondoso de pessoas iria confundir ainda mais a mente da população, em um país onde nossos governantes ainda negligenciam a educação e o pensamento crítico seria apenas mais uma nova forma de manipulação e total desrespeito pelos cidadãos desse Brasil.

Entretanto facilitaria também o rodízio de pessoas novas em nosso governo e consequentemente um novo quadro de ideias novas para a administração, tanto liberdade aos que no momento tem poucas chances de participar. Devemos salientar que com certas restrições, a cota de escândalos e grandes censuras a escândalos e corrupção, poderiam ser combatidos de uma maneira mais eficiente, não permitindo tanta estabilidade como nossos políticos têm hoje. Sendo possível a qualquer momento a troca do governo e do grupo parlamentar.

Mas isso tudo só pode ser realizado quando a população tiver total compreensão de seus direitos e deveres, podendo assim exigir e lutar com armas apropriadas para que sua voz seja ouvida e ganhe autonomia. Mas o sistema em que estamos incluídos não visa isso, visa que a população feche os olhos em prol de seus interesses pessoais, deixando de lado os reais motivos pelo qual são pagos e eleitos, cometem um verdadeiro ato de violência e degeneração da população no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com