TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 3: As Liberdades Públicas: A Declaração De 1789 TAREFA 3 Passo 01: Leia Os Textos Abaixo. Passo 02: Analise E Debata A Respeito Dos Textos, Que Tratam Dos Institutos De Democracia No Brasil, A Fim De Percebermos Como Se Daria A Consulta Po

Artigos Científicos: Aula-tema 3: As Liberdades Públicas: A Declaração De 1789 TAREFA 3 Passo 01: Leia Os Textos Abaixo. Passo 02: Analise E Debata A Respeito Dos Textos, Que Tratam Dos Institutos De Democracia No Brasil, A Fim De Percebermos Como Se Daria A Consulta Po. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  1.078 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 3: As liberdades Públicas: a Declaração de 1789

TAREFA 3

Passo 01: Leia os textos abaixo.

Passo 02: Analise e debata a respeito dos textos, que tratam dos Institutos de Democracia no Brasil, a fim de percebermos como se daria a consulta popular que nosso Governo faria caso fôssemos votar pelo novo regime de governo, quer seja, o parlamentarismo.

Aula Tema 02 – Atividade de Autodesenvolvimento – Passo 02

A Magna Carta foi criada para os Ingleses ou declarada e considerada Universal? Justifique sua resposta.

A carta Magna foi criada em 1215, por Barões Ingleses, insatisfeitos com a gestão exercida pelo Monarca Rei João o documento garantia certas liberdades políticas inglesas e continha disposições que tornavam a Igreja livre da ingerência da monarquia, reformavam o direito e a justiça e regulavam o comportamento dos funcionários reais.

O documento compõe-se de 63 artigos ou cláusulas, Uma das cláusulas que maior importância teve ao longo do tempo é o artigo 39.

"Nenhum homem livre será preso, aprisionado ou privado de uma propriedade, ou tornado fora-da-lei, ou exilado, ou de maneira alguma destruído, nem agiremos contra ele ou mandaremos alguém contra ele, a não ser por julgamento legal dos seus pares, ou pela lei da terra."

Acredito que para o direito essa cláusula é uma grande conquista que nada mais é que o princípio do devido processo legal, claro de acordo com os parâmetros da época, porém não deixa de ser uma importante conquista, sendo o ser - humano respeitado e julgado legalmente não sendo mais conforme a vontade do Monarca.

A versão de 1225 da Magna Carta é o primeiro estatuto inglês e a pedra angular da Constituição Britânica. Tornou-se especialmente importante no século XVII, com o recrudescimento do conflito entre a coroa e o Parlamento. Foi revisada diversas vezes, de maneira a garantir mais amplos direitos a um número maior de pessoas e preparando o terreno para o surgimento da monarquia constitucional britânica.

Podemos afirmar que a Magna Carta é peça básica da Constituição Inglesa e de todo o Constitucionalismo, pois serviu de modelo para as demais declarações sendo considerada a primeira declaração histórica de direitos do homem reconhecida formalmente.

Porém esse fato não a torna universal, pois não foi declarada dessa forma. A declaração não se preocupa com os direitos do homem por si só de forma geral, mas sim com os direitos do povo inglês foi criada para os Ingleses.

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »