TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA-TEMA 3: AS LIBERDADES PUBLICAS: A DECLARAÇÃO DE 1789

Pesquisas Acadêmicas: AULA-TEMA 3: AS LIBERDADES PUBLICAS: A DECLARAÇÃO DE 1789. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  1.339 Visualizações

O Romantismo em Portugal teve como marco inicial a publicação do poema "Camões" , de Almeida Garrett portuguesa , em 1825 , a literatura portuguesa romantica durou cerca de 40 anos terminando por volta de 1865 com a Questão Coimbrã . Foi sucedido pelo movimento realista .

Em Portugal , o romantismo manifestou-se também na pintura e na arquitetura . A evolução , na pintura , do neoclassicismo para o romantismo foi lenta e tormentosa , só tardiamente ganhou expressão entre nós . Não existiam mestres , o seu surgimento é o resultado do amor que os jovens artistas tinham à natureza .

Romantismo no Brasil

O Romantismo no Brasil teve como marco inicial a publicação de ''Suspiros Póeticos e Saudades'' , de Gonçalves de Magalhães , em 1836.

E teve como marco final a publicação de ''Memórias Póstumas de Brás Cubas'' , de Machado de Assis , em 1881 , que inaugura o realismo.

O Brasil do ínicio do século XIX foi palco de várias trensformações que contribuíram de forma decisiva para a formação de uma verdadeira identidade nacional e , consequentemente , uma literatura com características mais brasileiras

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com