TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO 1 DE POLITICAS PUBLICAS

Monografias: AVALIAÇÃO 1 DE POLITICAS PUBLICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

AVALIAÇÃO 1 DE POLITICAS PUBLICAS

1. A diferenciação na sociedade acontece através de vários aspectos (idade, sexo, religião, estado civil, escolaridade e outros); assim como pelos valores, idéias e interesses. As diferenças geram interesses e estratégias distintas possibilidades para satisfazê-los. Dentre essas possibilidades existem a cooperação, a competição e o conflito. Abaixo descrevemos uma dessas possibilidades, assinale-a: Escolha uma:

a. Competição implica em choques para o acesso e a distribuição de recursos escassos.

b. A cooperação e o conflito sintetizam a competição

c. Conflito é a capacidade de realização de ações conjuntas em prol de um benefício.

d. Cooperação é uma interação social que compreende um amplo número de procedimentos de disputa.

e. Cooperação consiste na capacidade de realização de ações conjuntas em prol de um benefício.

2. Essa fase do policy cicle consiste em um conjunto de decisões a respeito da operação das rotinas executivas das diversas organizações envolvidas em uma política, de tal maneira que as decisões inicialmente tomadas deixam de ser apenas intenções e passam a ser intervenção na realidade. Estamos falando:

Escolha uma:

a. da fase de monitoramento

b. da fase da avaliação

c. da fase dos ajustes

d. da fase de análise do problema

e. da fase de implementação

3. Os elementos abaixo provocam a variação do processo de evidenciação de temas na política pública, exceto: Escolha uma:

a. O fluxo da política

b. Os atores invisíveis e os atores não-governamentais

c. A proposição de políticas

d. O reconhecimento da existência de problemas.

e. O clima ou o sentimento nacional em relação aos governos

4. A mobilização para o reconhecimento dos interesses, dos conflitos e das expectativas precisa passar um processo de negociação no qual os atores discutem suas reivindicações. Lideranças do governo relatam os debates às autoridades do Poder Executivo. Contudo, o grupo de trabalho responsável para encaminhar as reivindicações convida atores para defenderem os seus interesses. Neste contexto, várias negociações vão se sucedendo com o objetivo de atender as reivindicações. A este cenário de negociações sem gerar novos conflitos denomina-se: Escolha uma:

a. Politics

b. Política Pública

c. Policy

d. Impasse

e. Agenda pública

5.No debate sobre as políticas públicas utiliza-se as “agendas”, essas podem ser entendidas como uma “lista de prioridade” estabelecidas às quais o governo deve dedicar suas energias e atenções. As agendas são diferentes e são constituídas a partir da pressão dos atores políticos e dos processos de evidenciação dos temas. Uma das agendas é a que traz referência à uma lista de questões que preocupam permanentemente diversos atores políticos e sociais e que diz respeito á sociedade como um todos. É incorreto afirmar que o nome da agenda descrita é: Escolha uma:

a. Agenda do Estado

b. Agenda Sistêmica

c. Agenda governamental

d. Agenda da Sociedade

e. Agenda da Sociedade ou sistêmica

6. A construção de escolas, de praças públicas, ginásios esportivos, financiamento da educação, bolsa para atletas, programas de geração de renda, ampliação das unidades de saúde são exemplos de execução de políticas públicas. Contudo, o processo político pelo qual passam as demandas até chegarem a ser consideradas Políticas públicas é complexo. Essa complexidade pode resultar em desvio de rumo de políticas já definidas. Para correção desse desvio organiza-se uma determinada agenda denominada de: Escolha uma:

a. Agenda governamental

b. Agenda de decisão

c. Agenda da sociedade

d.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com