TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aas Sa

Trabalho Universitário: Aas Sa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 5

No modelo de gestão estratégica de pessoas alguns valores precisam ser respeitados tais como o desenvolvimento mútuo, a satisfação mútua e consistência no tempo. Quais as condições que asseguram a efetividade deste modelo?

a.

Os critérios devem ser claros, manter a simplicidade e para serem validados e permanecerem precisam ter flexibilidade.

b.

Os critérios que norteiam a gestão de pessoas devem ser claros, manter a simplicidade e para serem validados e permanecerem precisam ser controlados.

c.

Gestão marcada por estímulo e valorização com exigência crescente nos resultados.

d.

Os critérios devem manter a simplicidade, ser claros e para serem aplicados devem ser definidos como uma regra a ser seguida pela gestão do negócio.

e.

Gestão marcada por estímulo e valorização ao desenvolvimento com exigência crescente nos resultados.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

De acordo com as Políticas de Gestão de Pessoas da Eletrobras, veiculadas em seu portal (www.eletrobras.com), as pessoas são agentes e beneficiárias do fortalecimento organizacional, contribuindo para a competitividade, rentabilidade e sustentabilidade empresarial. As lideranças devem adotar modelos de gestão e ambientes de trabalho capazes de motivar e comprometer as pessoas com a estratégia empresarial, visando o desenvolvimento das competências profissionais, a excelência e o alcance dos objetivos organizacionais. Por sua vez, os colaboradores devem atuar com foco em resultados, empreendedorismo, inovação, ética e transparência. Deste modo, a Gestão de Pessoas deve estar estruturada para tornar o Sistema Eletrobras o maior sistema empresarial global de energia limpa, com rentabilidade comparável a das melhores empresas do setor elétrico.

À exemplo do que ocorre na Eletrobras, no que se refere ao papel de gestão de pessoas em uma perspectiva contemporânea, pode-se afirmar que: Assinale a alternativa correta

a.

Deve privilegiar a capacidade da pessoa para assumir e desempenhar atribuições e responsabilidades de nível mais elevado. O desenvolvimento da empresa está relacionado à sua capacidade de desenvolver pessoas e ser por elas desenvolvida.

b.

Deve concentrar-se nas rotinas trabalhistas e aspectos legais, tendo sob sua responsabilidade a administração dos documentos decorrentes do contrato de trabalho.

c.

Deve encarregar-se de um conjunto de esforços para melhorar o desempenho das empresas no seu ambiente de atuação, tendo como foco as práticas de controle de custos.

d.

Deve se focar em novas relações de trabalho, baseadas no vínculo empregatício e relações de controle e poder.

e.

O foco atual da gestão de pessoas é o controle do indivíduo, garantindo, deste modo, a produtividade.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

No esforço de desenvolver um novo foco estratégico voltado para a integração e a inovação e para o desenvolvimento de suas competências estratégicas, as organizações têm buscado alternativas aos programas tradicionais de Gestão de Pessoas, amparadas por um conjunto de teorias de Administração que, cada vez mais, enfatizam a importância da construção de uma visão de parceria entre as organizações e seus empregados. Dentre as ideias apresentadas a seguir, qual NÃO constitui uma tendência, em termos da prática estratégica de Gestão de Pessoas?

a.

Criação de canais e mecanismos de estímulo para que as pessoas possam fazer fluir as suas ideias pela organização, bem como para que possam se engajar ativamente nas conversações importantes sobre as definições e as ações da estratégia.

b.

Oportunidades profissionais definidas por meio de um plano de cargos no qual o crescimento dos indivíduos e o seu status na organização ocorrem em função de tempo de serviço, independente de seu nível de contribuição.

c.

Existência de um bom sistema de avaliação para que toda a organização possa conhecer o resultado dos esforços individuais, identificando as dificuldades, bem como as possíveis soluções de melhoria que ajudem a corrigir o curso da ação estratégica.

d.

Aumento da liberdade de decidir e agir; maior (co) responsabilidade pelas decisões e resultados; amplo conhecimento sobre os limites de seu campo de decisão e ação; maior acesso aos recursos necessários para a melhor decisão e ação (informação, equipamentos, rotinas otimizadas, etc.).

e.

Utilização de mecanismos de remuneração estabelecida com base no alcance de objetivos previamente negociados, tratada com justiça e absoluta coerência com todo o discurso de compromisso defendido pela organização.

0,2 pontos

PERGUNTA 4

Em 2006, em workshop sobre internacionalização de empresas, o Prof Arnaldo José França Mazzei Nogueira apresentou o artigo Relações de Trabalho e Internacionalização no Brasil, no qual afirma que: “Na perspectiva das relações de trabalho, as questões se ampliam porque envolvem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com