TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acordo Coletivo

Monografias: Acordo Coletivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

Diferenças e similaridades entre o administrador e o empreendedor

O trabalho do administrador ou a arte de administrar concentra-se nos atos de planejar, organizar, dirigir e controlar. O principal divulgador desse princípio foi Henry Fayol, no início do século XX, e vários outros autores reformularam ou complementaram seus conceitos com o passar dos anos.

Outra abordagem sobre a função do administrador foi feita por Rosemary Stewart (1982) , que acreditava que o trabalho do administrador é semelhante ao dos empreendedores, já que compartilham de três características principais: demandas, restrições, e alternativas.

Não há preocupação de estudar o conteúdo do trabalho do administrador. As demandas especificam o que tem que ser feito. Restrições são fatores internos e externos da organização que limitam o que o responsável pelo trabalho administrativo pode fazer. Alternativas identificam as opções que o responsável tem na determinação do que é e como fazer. Também os administradores diferem em dois aspectos: o nível que eles ocupam na hierarquia, que define como os processos administrativos são alcançados, e o conhecimento que detêm , segundo o qual são funcionais ou gerais. Em relação aos níveis o trabalho administrativo pode ser identificado como: de supervisão, médio e alto.

Os supervisores tratam de operações, de uma unidade específica, como uma seção ou departamento. Os supervisores médios ficam entre os mais baixos e os mais altos níveis na hierarquia em uma organização. E os administradores de alto nível são aqueles que têm a mais alta responsabilidade e a mais abrangente.

O empreendedor de sucesso possui características extras, além dos atributos do administrador, e alguns atributos pessoais que, somados a características sociológicas e ambientais, permitem o nascimento de uma nova empresa. De uma idéia, surge uma inovação, e desta, uma empresa.

Características dos empreendedores de sucesso

- São visionários, sabem tomar decisões, são indivíduos que fazem a diferença, sabem explorar ao máximo as oportunidades, são determinados e dinâmicos são dedicados, são otimistas e apaixonados pelo que fazem , são independentes e constroem o próprio destino, ficam ricos, são líderes e formadores de equipes, são bem relacionados (networking) são organizados, planejam, assumem riscos calculados, criam valor para a sociedade.

Outro fator que diferencia o empreendedor de sucesso do administrador comum é o constante planejamento a partir de uma visão do futuro. Neste caso o empreendedor estaria sendo um administrador completo, que incorpora as várias abordagens existentes sem se restringir a apenas uma delas e interage com o meio ambiente para tomar as melhores decisões.

È interessante ainda destacar alguns mitos sobre o empreendedor.

Mito 1 : Empreendedor são natos, nascem pra o sucesso

Realidade: A capacidade de ter visão e perseguir oportunidade aprimora-se com o tempo.

Mito 2 : Empreendedores são jogadores que assumem riscos altíssimos

Realidade: tomam riscos calculados, evitam riscos desnecessários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com