TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adoção No Brasil

Dissertações: Adoção No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Edite Adriana Silva

BMD 1AM

Processo Adoção

A cada dia no Brasil, muitas crianças são abandonadas e maltratadas por seus pais biológicos; porém a cada dia casais aguardam impacientes por uma criança na fila de espera de orfanatos.

O que explicaria então tantas crianças sem lar e sem família? Inúmeras causas podem acarretar nesses problemas; adoção irregular, burocracia, preconceito da sociedade, má administração e leis má formuladas faz com que milhares de crianças não tenham uma base familiar no nosso país.

Maux (2010), Dutra (2010) no site de pesquisa Revispsi evidencia outro fato muito importante do medo a adoção, sita: " Os pais, cujo filho é adotivo, muitas vezes

se sentem inseguros sobre os vínculos afetivos desenvolvidos entre

eles, fantasiando que um dia o filho deseje conhecer os pais biológicos e, caso esse encontro venha a acontecer, o ‘sangue’ fale mais alto e ele opte por ficar com a família “de sangue”. ( MAUX, DUTRA , 2010, p. 367)

Para Schetinni Filho (1998), citado por MAUX (2010) , DUTRA (2010), tal insegurança decorre da interpretação que os pais adotivos fazem da adoção como uma espécie de interferência no fluxo natural da vida daquele filho, algo como se seu lugar fosse ao lado dos pais biológicos. ( SCHETINNI, 1998, MAUX 2010, DUTRA 2010, p. 368)

O site ainda, para ilustrar mostra um caso acompanhado, onde a mãe adotiva, temendo que o filho pudesse trocá-la pelos pais biológicos, proibiu toda a família de falar no assunto com a criança. Esta, com a idade aproximada de 10anos, ao voltar da escola acompanhada pela mãe adotiva, foi surpreendida por uma mulher, que se apresentou como sendo sua mãe, a tomou pela mão e a levou embora, deixando para traz uma mãe adotiva surpresa e paralisada diante da situação. A referida senhora justifica seu entorpecimento diante da cena de ver seu filho sendo levado por outra mulher dizendo que nada poderia fazer porque “ela era a mãe dele”. De acordo com Maux (2010), Dutra (2010), ( p. 368)

Cabe neste e em outros casos parecidos, uma lei que assegure as mães adotivas de que nada vai tirar seus filhos. As leis brasileiras sobre adoção vem sofrendo mudanças significativas ao longo dos anos. No inicio do processo Adoção, as crianças adotivas não tinha o mesmo direito que as biológicas, como á herança. Só podendo ser adotados por familia na presença de mulher e marido. Neste novo governo, as pessoas pedem mais mudanças. Uma questão muita abrangente que pede reajuste no processo que adoção é uma grande polemica que vem sendo estudada não só no Brasil mas como em todo o mundo. É a adoção por casais gays, ou adoção Homoafetiva. Ela trás polemica sobre preconceito e humilhação que podem causar ás crianças dentro da sociedade.

O grande problema tambem pode estar na sociedade que trata isso com descaso o site Revispsi sita uma importancia; " Embora a adoção seja uma prática frequente em nossa sociedade desde a colonização, ainda está encoberta por um véu de insegurança quanto a sua legitimidade. O grande poder atribuído aos laços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com