TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alex

Trabalho Universitário: Alex. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  3.422 Visualizações

Página 1 de 6

Estudos Disciplinares

ICSC – Curso: – Ficha 2

Disciplina: Geopolítica, Regionalização e Integração

Campus: Data: / /

Nome:

RA: Turma:

Questão 3 – “Com o final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética acirraram a disputa pela hegemonia no globo. Deram início, assim, à Guerra Fria, um dos períodos mais tensos da história, que se estendeu do imediato pós-guerra até o final da década de 1980. Em 1946, o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill (1874-1965), em viagem aos Estados Unidos, lançou o termo 'Cortina de Ferro' para delimitar na Europa, a fronteira entre o Leste socialista e o Oeste capitalista. No entanto, considera-se que a Guerra Fria teve início mesmo em 1947, quando os Estados Unidos lançaram as bases da Doutrina Truman e do Plano Marshall.”

(Fonte: MOREIRA, J.C.; SENE, E. Geografia para o ensino médio. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002, p. 221)

Como sugere o texto acima, a Doutrina Truman foi um dos sustentáculos ideológicos do mundo da Guerra Fria. A propósito, essa doutrina teve sua origem associada a um discurso do presidente Harry Truman, propondo concessão de créditos para a:

Assinale a alternativa correta:

a) Grécia e a Turquia, tendo como pressuposto geopolítico fundamental impedir o expansionismo do socialismo soviético na Europa.

b) Itália e a Turquia, tendo como pressuposto geopolítico fundamental dificultar a formação de Estados socialistas na Europa Meridional.

c) Itália e a Espanha, tendo como pressuposto geopolítico fundamental impossibilitar a construção de Estados de economia planificada na Europa Ocidental.

d) Polônia e a Hungria, tendo como pressuposto geopolítico fundamental criar um “cordão sanitário” para isolar o Leste europeu da influencia soviética.

e) Albânia e a Iugoslávia, tendo como pressuposto geopolítico fundamental evitar que outros países da Europa Oriental adotassem o modelo do socialismo real soviético.

Justificativa: Com o Objetivo de conter a expansão do comunismo e fortalecer os elos com a Europa os EUA ofereceu ajuda financeira para recuperação da economia dos países europeus, Truman o atual presidente propôs concessão de créditos para a Grécia e Turquia, com objetivo de sustentar governos pró-ocidentais naqueles paises

Questão 4 – “Nos últimos dez anos, o mundo assistiu a grandes mudanças cartográficas. Novos Estados se criaram, com o fim do socialismo soviético, e nacionalismos emergiram e partiram velhas unidades políticas. Blocos econômicos e comunidades regionais instituíram laços ou solidificaram antigas alianças entre países que abrigaram suas fronteiras uns aos outros”. (Fonte: BENEVIDES, S. Um big quebra-cabeça. In: Veredas. Rio de Janeiro, ano 5, nº 49, janeiro de 2000, p. 7.)

Uma das mais destacadas mudanças ocorridas no contexto do período conhecido como nova ordem mundial está claramente associada:

Assinale a alternativa correta:

a) À criação da Comunidade de Estados Independentes (CEI), firmada pelo Acordo de Minsk, composta pelas 15 ex-repúblicas soviéticas.

b) À integração econômica articulada em torno da União Europeia e sustentada pela consolidação do euro, moeda adotada por todos os países membros desse bloco regional.

c) Ao projeto de devolução à China dos territórios de Goa, Macau e, principalmente, Hong Kong, importante enclave capitalista, agora administrado pelo Estado socialista chinês.

d) À dissolução do Pacto de Varsóvia, formalizada por seus países membros em 1991, na então Tcheco Eslováquia, pondo fim ao conflito Leste-Oeste.

e) À criação do Curdistão, abrangendo parte do território da Turquia, do Iraque e da Armênia e habitado pelos curdos que até recentemente formavam a maior nação sem Estado do mundo.

Justificativa:Foi Estabelecido um compromisso de ajuda mutua em casos de agressões militares e foi legalizado a presença de militares soviéticos nos países do leste europeu, pois existia conflitos entre Leste – Oeste europeu, firmando uma nova ordem de paz entre os países, onde Novos estados-nações (países) surgiram e outros desapareceram

Estudos Disciplinares

ICSC – Curso: – Ficha 2

Disciplina: Geopolítica, Regionalização e Integração

Campus: Data: / /

Nome:

RA: Turma:

Questão 3 – “Com o final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética acirraram a disputa pela hegemonia no globo. Deram início, assim, à Guerra Fria, um dos períodos mais tensos da história, que se estendeu do imediato pós-guerra até o final da década de 1980. Em 1946, o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill (1874-1965), em viagem aos Estados Unidos, lançou o termo 'Cortina de Ferro' para delimitar na Europa, a fronteira entre o Leste socialista e o Oeste capitalista. No entanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com