TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Meta Alex Rogo

Seminário: A Meta Alex Rogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Seminário  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 4

A Obra A Meta: um processo de melhoria contínua (GOLDRATT, Eliyahu M; COX) escrito em forma de romance, tem como personagem principal Alex Rogo, um gerente de fábrica da rede UniCo onde sua fábrica está enfrentando problemas relacionados ao atraso nas produções e baixa receita.

Alex não tinha uma forma clara e objetiva de gerenciar a fábrica, ele não tinha um senso de qual direção seguir para alcançar seus objetivos.

A UniCo está passando por um momento difícil com um declínio na sua receita, que vêm caindo nos últimos 3 trimestres. Os produtores japoneses fazem os mesmos produtos com preços menores e com uma taxa mais eficiente de tal maneira que eles são capazes de entregar as mercadorias mais cedo e, assim, estar à frente da fábrica de Alex Rogo. Ao mesmo tempo, a empresa está fechando as fábricas que estão com baixo desempenho, sem olhar para as causa do mau desempenho, ou que poderia ser feito para superar a perda de receitas a partir destas fábricas com baixo desempenho.

Tanto Alex quanto os gerentes das outras fábricas são chamados para uma reunião onde poderiam ser dadas metas claras aos administradores para melhorar o incentivo das fábricas, mas ao contrário disso tudo que os altos executivos fazem é comunicar aos seus subordinados que se não melhorarem e produzirem lucro liquida a sua respectiva fábrica será fechada.

Alex vive outra dificuldade em paralelo com sua vida pessoal, sua vida conjugal está abalada, ele tem não está conseguindo balancear sua vida profissional e sua vida pessoal, passa tempo demais no trabalho e não é um marido e pai presente. Rogo lida com constantes interrupções no seu trabalho por parte do departamento de marketing da empresa e automaticamente seu trabalho é afetado por eles. Tanto os departamentos de marketing como o de vendas estão frustrados, por mais que Rogo faça sua fábrica operar em plena capacidade não consegue ser capaz de fabricar todos os pedidos e sua carteira de encomendas estava se acumulando.

A fábrica recebeu em suas instalações robôs a fim de resolver questões de eficiência, porém ocorreu de forma oposta. Os robôs não foram implementados com um plano preciso, não foi planejado corretamente. Os robôs estavam trabalhando fora de sincronia. Rogo esperava que os robôs aumentassem a produtividade e eficiência da fábrica, entretanto isso não aconteceu de acordo com o esperado.

Alex lembra e reflexiona a partir de uma memória sua de quando reencontrou seu antigo professor de física que o faz refletir sobre qual era o maio objetivo de uma empresa, depois de pensar muito Rogo foi capaz de identificar três medidas: retorno de investimento, lucro líquido e fluxo de caixa. Essa três medidas são o caminho para seu objetivo principal: Ganhar dinheiro. Outras três medidas estão o Inventário, Despesas Operacionais e Ganhos.

Alex Rogo começou a buscar respostas para compreender a melhor maneira de resolver seus problemas na fábrica, ele andou pela fábrica, observou os trabalhadores, fez perguntas as pessoas chave de sua fábrica que poderiam dar a ele uma direção, uma pista para descobrir o que estava acontecendo de errado com os procedimentos operacionais atuais e quais medidas deveriam ser mantidas para garantir que ele alcançasse a rentabilidade esperada. Para conseguir chegar ao seu objetivo Rogo têm de manter a fábrica em equilíbrio. Assim, o numero de inventário não pode ser maior do que o número de pedidos. Ele também precisa ter melhor desempenho dos robôs para aumentar a eficiência.

Após acompanhar o acampamento de seu filho, ele pôde observar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com