TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Almanaque Das Drogas - Capítulo Política

Pesquisas Acadêmicas: Almanaque Das Drogas - Capítulo Política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO:

O capítulo Política apresenta as diferentes leis sobre drogas existentes no mundo, como elas funcionam e quais são seus pressupostos. Ele também lista os principais pontos do debate sobre as drogas, apresentando os argumentos de cada grupo envolvido e mostrando sua posição em relação às opções existentes.

A politica das drogas refere-se a todo conjunto de leis, regulamentos e ações – como fiscalização, educação, financiamento, etc. – que o governo e suas instituições mantém para lidar com a distribuição e o uso de drogas.

Segundo o autor, a ideia é promover o debate sobre drogas em geral e esclarecer as dúvidas mais comuns da população, como a classificação das substâncias entorpecentes, organização de uma boca de fumo, efeitos físicos no usuário e a relação econômica com a corrupção e o crime organizado.

TRECHOS IMPORTANTES RETIRADOS DO TEXTO:

“O ideal é que a politica de drogas corresponda aos valores e à cultura do grupo a que ela atende”. [pg 217]

“Todos concordam que usar drogas é um risco em potencial para quem as experimenta e, principalmente, para quem se torna dependentes dela.”. [pg 218]

“Uma boa politica de drogas é aquela capaz de diminuir os problemas relacionados ao uso delas”. [pg 218]

“O consumo de drogas é influenciado por tantos fatores, que interagem de modo tão complexo, que é impossível adivinhar que leis podem funcionar melhor em cada país”. [pg 223]

“O consumo de drogas cresceu sistematicamente nas ultimas décadas, apesar do aumento da repressão”. [pg 231]

“O primeiro efeito colateral da proibição é criar o tráfico e a violência que muitas vezes o acompanha”. [pg 234]

CRÍTICA DO TEXTO:

O autor traz de forma detalhada os desafios para se propor uma política de drogas, pois esta tem que buscar uma adequação certa para a situação socioeconômica onde se deseja aplicar, mas sempre visando uma diminuição global do consumo.

O caso é que as políticas não deveriam ser somente consistentes do ponto de vista ideológico, mas também serem de fato aplicadas no intuito de diminuir o problema.

Como sabemos, o uso desses tipos de substâncias altera alguns mecanismos cerebrais, onde pode demorar até mesmo anos para voltar ao normal, assim o individuo acaba sem noção dos seus atos, podendo vir a cometer crimes e infrações contra a vida e patrimônio de terceiros.

Para que uma politica de drogas seja eficaz, esta tem que ser capaz de diminuir os problemas relacionados à distribuição e uso das drogas. Logo existe uma grande discussão, a respeito da proibição, da descriminalização e da legalização.

Como é visto no texto, quanto maior a demanda por drogas de um mercado e a dificuldade de chegar a ele, maior seu valor, e por isto a Europa e os EUA são mais visados pelos traficantes de drogas. Tornando uma situação complexa, pois se mostram como grandes centros consumidores, apesar de se ter um investimento de bilhões de dólares por ano na repressão.

Dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com