TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Consumo De Drogas Entre Os Jovens Brasileiros.

Artigos Científicos: O Consumo De Drogas Entre Os Jovens Brasileiros.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2013  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  1.539 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: O consumo de drogas entre os jovens brasileiros.

“Legalizar ou não legalizar? Esta é a questão”

Por que liberar o uso da maconha? No Brasil, as pessoas estão preparadas para conviverem com o livre acesso às drogas? Por mais que o mais o país esteja em um processo de evolução, é preciso entender que a maturidade social ainda não foi atingida. Dessa forma, conviver com a permissão da maconha pode representar outro perigo social: a banalização das drogas.

Através de estatísticas, os maiores consumidores dos entorpecentes são os jovens. Estes são muitas vezes seduzidos pela mídia, por imagens ou mensagens que fazem apologia ao consumo, ou estimulados por pessoas próximas. Isto se dá, pela procura inconsciente de mascarar problemas emocionais naturais da juventude. As drogas ilícitas, proibidas tanto para venda tanto para consumo, contribuem para o recrudescimento da criminalidade. Uma vez que a dependência pode levar um indivíduo a participar do crime organizado, um poderoso mercado ilegal em que há toda uma rede de produção, distribuição local e exportação, envolvendo tráfico de armas, roubos e assassinatos. Por isso, tem-se que a mola propulsora de toda essa violência que ocorre nas comunidades dominadas pelo tráfico de entorpecentes é a banalização do consumo das drogas.

Notadamente apoiada por artistas, jovens revolucionários e políticos liberais, a campanha para descriminalização da maconha ganhou força a partir das décadas de 1980 e 1990. Baseada na ideologia de que, com isso, o governo passaria a ter todas as informações sobre o produto legal, assim, haveria um considerável controle, sendo possível, inclusive, uma maior arrecadação de impostos. Estes poderiam ser investidos para melhoria dos indicadores sociais, como a educação e a qualidade de vida. No entanto, no contexto da sociedade atual, a legalização representaria uma situação caótica, visto que já são altos os índices de consumo ilegal, assim, com a descriminalização, esses índices sofreriam aumento. Além disso, estimularia o uso de outros tipos de entorpecentes cujos danos não são apenas o mercado ilegal, mas problemas que comprometeriam a saúde pública.

É notório, portanto, que o não avançado amadurecimento da sociedade contemporânea, sobretudo dos jovens, torna a legalização da maconha algo que deve ser adiado. Por esse motivo, faz-se necessário uma maior iniciativa frente ao combate do tráfico de drogas e à criminalidade, através de uma rígida fiscalização e medidas punitivas mais eficientes. Além disso, se faz importante o investimento em tratamentos de recuperações dos dependentes químicos, para que possam ser posteriormente reinclusos na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com