TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO REFERENTE À VISITA TÉCNICA AO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (CAPS AD)

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  3.957 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - CCBS

UNIDADE DESCENTRALIZADA DE IGUATU

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

RELATÓRIO REFERENTE À VISITA TÉCNICA AO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (CAPS AD)

IGUATU – CE

2016

Anekelle Arrais Barros

Antônio Evilânio Freires

Caik Ferreira Silva

Filipe Rodrigues Nogueira

Heroina Rakel Alves Fernandes

Janicléia Honório

Joseilse Rosângela de Oliveira

Maria Jaqueline da Silva Coelho

Maria Nágela Valéria da Silva

Rawitsher Fernandes Cintra

Rena Kelly Silva Aldino

RELATÓRIO REFERENTE À VISITA TÉCNICA AO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (CAPS AD)

Trabalho solicitado pelo Prof. Ícaro Borges, docente da disciplina de Saúde Mental, Curso Bacharelado em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Iguatu – UDI, como requisito para obtenção de uma avaliação qualitativa.

IGUATU

2016

1 INTRODUÇÃO

O uso e abuso de drogas lícitas e/ou ilícitas, podem causar sérios danos a longo prazo, por vezes irreversíveis, no organismo do indivíduo. A incidência do uso de tais substâncias vêm crescendo ao longo dos anos, o que implica num grande problema de saúde pública, funcionando como fator de vulnerabilidade, causando danos à saúde do indivíduo (ROSA, M.S.G; TAVARES, C.M.M, 2008).

 O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (CAPS AD) é um serviço que atende clientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, no qual é ofertado diversos atendimentos, dentre estes, individuais, em grupo, oficinas terapêuticas, visitas em domicilio e atividades de integração que promovam a reinserção do indivíduo no contexto familiar e social (Brasil, 2002).

O Ministério da Saúde (MS), em 1992, por meio da Portaria 224 de 29/01/92 definiu novas diretrizes e normas para o atendimento dos doentes mentais. A partir desta, surgem os NAPS/CAPS que garantem uma equipe técnica especializada e proporcionam a melhora e amplitude no atendimento a pacientes que precisam desse serviço.

A prevenção do uso e dependência de álcool e outras drogas é um método de planejamento e implementação de múltiplas ações voltadas para a redução de danos e o fortalecimento dos fatores de proteção. Com isso, torna-se necessário a utilização de tecnologias leves, desenvolvidas por uma equipe multiprofissional, a fim de promover o cuidado e vínculo em saúde. (Brasil, 2003)

O presente relatório trata acerca de uma visita técnica realizada ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – CAPS AD, Bairro Prado, na cidade de Iguatu – Ce, nos dias 03 de Junho e 06 de Julho de 2016.

Para a realização da visita, foi encaminhado um oficio à enfermeira da instituição, Aline Kelly Chaves de Almeida, permitindo a visita e a divulgação das informações na sala de aula. Na oportunidade, a mesma foi indagada sobre diversos questionamentos referentes à dinâmica e estruturação da instituição frente ao atendimento de indivíduos que fazem uso de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e que necessitam de uma intervenção terapêutica. Com base nisso, o presente relatório objetivou-se conhecer a dinâmica e estrutura do centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas do município de Iguatu – CE.

2 RELATÓRIO

No dia 03 de Junho de 2016, às 14:00 horas, foi realizada uma visita técnica ao CAPS’ AD, sendo esta a primeira de duas visitas ocorridas. Contudo, no primeiro momento, devido a programações internas, o possibilitado para a equipe desempenhar foi a entrega do ofício e conhecimento da estrutura e dependências do serviço ofertado aos usuários de álcool e outras drogas.

        A estruturação do CAPS AD dá-se início pela recepção, posteriormente o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), a sala da administração, o consultório psiquiátrico, a sala da enfermagem, sala de espera, a sala propícia para a realização das atividades em grupo e por último a cantina.

        No segundo encontro, realizado no dia 06 de Julho de 2016, ocorreu a entrevista proposta para conhecimento da estruturação e dinâmica do serviço. De início, o profissional de enfermagem da instituição, Aline Kelly Chaves de Almeida, foi indagada acerca do acesso ao CAPS’AD. Esta afirmou que o maior aporte de usuários que se beneficiam do serviço são atendidos por demanda espontânea.

Outras demandas também são atendidas, como pacientes que são referenciados por outras instituições como aqueles advindos do Hospital Regional de Iguatu (HRI), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Estratégia Saúde da Família (ESF), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Salienta-se que os residentes dos 10 municípios que constituem a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), (Acopiara, Cariús, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Iguatu, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixelô e Saboeiro), e que necessitam de assistência, também são assistidos pelo CAPS AD.

Posteriormente evidenciou-se, por relato da enfermeira, que o estabelecimento é provisório (casa adaptada), e que o mesmo já sofreu diversas mudanças, tanto de estruturação quanto de localidade, desde a sua fundação em 31 de Maio de 2003. Uma nova sede, e desta vez permanente, está sendo construída, e será habilitada para funcionar 24 horas como CAPS AD3.

Atualmente, tem-se o princípio de se trabalhar em rede, e o CAPS AD conta com parceria dos demais serviços como: Secretaria da cultura, Secretaria da saúde e secretaria da educação, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Semi-liberdade, Polícia Militar (PM) e Ministério público, no intuito de aliar pensamentos para melhor comunicação e dispensação de cuidados interligados e assistência multidisciplinar.

Os profissionais que atuam nesse serviço são: médicos psiquiatras, residentes, enfermeira, psicólogo, pedagoga, assistente social, artesãos, recepcionista, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, vigia e cozinheira, que, em equipe, buscam garantir subsídio visando cuidados holísticos e melhor qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (165.4 Kb)   docx (61.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com