TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

America Latina Educação Étnico-Racial

Por:   •  18/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 2

                                              Educação Étnico-Racial

1. Como o bem viver indígena (sumak kawsay) trazido no material de apoio pode tensionar o nosso modo de viver e que valores de vida se colocam como prioridade? 

A partir do material de apoio percebemos que conceito sumak kawsay é de extrema importância, ele nos faz refletir a cerca de como pensamos sobre a natureza, mostra que não damos a ela e nem aos índios que são seus guardiões o devido respeito, mostra que enxergamos a natureza como um objeto e pensamos que temos o direito de explora-la e destrui-la em prol do nosso benefício exclusivo e que  devido ao capitalismo temos em nossas mentes a busca insaciável pelo acúmulo de patrimônio, geração de riqueza e o consumo em excesso muito além do que precisamos, sem levar em consideração os danos e os impactos ambientais causados.  Este conceito nos mostra que este modelo de exploração não é adequado e que devemos ter consciência e adotar meios de convivência, soberania e sustentabilidade com a mãe natureza, estes são os principais valores a seres levados para a prática do bem viver.  

2. Qual o sentido que tem o conceito de "olhar enviesado" trazido na coluna de Milton Santos?  

Quando o geografo Milton Santos fala do “olhar enviesado”, que é muito presente na sociedade, ele está fazendo uma crítica ferrenha, querendo dizer que não existe um enfrentamento ao racismo por parte da sociedade brasileira e que quando esse assunto é abordado na maioria das vezes é tratado sem a profundidade e seriedade necessária.  

Hoje vemos um olhar torto para com os negros em todas as ramificações da sociedade, temos o racismo institucional seja ela pública ou privada muito forte no qual acabam não dando oportunidades para os negros porque se coloca muito em dúvida a capacidade que os negros têm de desempenhar atividades mais complexas mesmo tendo uma formação técnica para desempenhar tal função.

3. Como pessoal, política e socialmente podemos enfrentar propositivamente o preconceito e a exclusão racial e social? Como podemos exercitar este "colocar-se no lugar do outro"?

O Brasil é um país negro por natureza e temos que combater o preconceito, hoje a sociedade brasileira não aceita os negros e os enxerga como inferiores quando comparados aos brancos, isso tem que mudar!  a cor de pele não define nossas capacidades, todos temos o mesmo sangue vermelho circulando em nossas veias. Devemos enxergar os negros como qualquer outro brasileiro e para que isso aconteça   temos que ser mais humanos, devemos nos colocar no lugar do outro procurar sentir as mesmas dores, devemos tanto na esfera pessoal, política e  social apelar para a  educação, pois somente através dela poderemos reverter esta situação. Devemos oferecer as mesmas oportunidades para todos só assim o brasil vai crescer como nação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com