TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

América Latina

Monografias: América Latina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Talvez nas deslumbrosas e ricas terras ao norte desta região incapaz de alcançar o desenvolvimento e patamar dos nossos “irmãos” mais ao norte. Talvez seja lá que foi parar o orgulho uma vez visto por estas terras que um dia representavam o vermelho dos índios e verde das matas. Ou, talvez, ficou esquecido em alguma viagem à saudosa Disney Land, ou até pior, nas ruas enlouquecidas de Times Square.

Pensando bem, com um pouco de reflexão é fácil perceber que América Latina é boa neste jogo de perder as coisas. É possível dizer que tudo começou com a chegada dos europeus nas terras de criaturas, acredito que seja isso que eles tenham pensado quando se depararam com um índio, que posteriormente foram chamados de índios pela confusão feita entre o local que buscavam e que tinha acabado de encontrar. Porém, as culpa não é dos coitados índios que não souberam se defender destes moços vestidos com panos nobres. A história nos mostra que, mesmo com o passar do tempo, e avanços consideráveis, a situação não é nada animadora.

“Coisas como petróleo, carne, frutas e matérias-primas são destinadas

para os países ricos que ganham, consumindo-os, muito mais que a

América Latina ganha produzindo-os.” – Galeano Eduardo

Fica parecendo que eles conseguiram nos levar tudo. A “moeda verde” atraiu tanto o nosso povo que é capaz de fazer com que um produtor deixe seu familiar passando fome para ganhar mais dinheiro. Não se vê mais um sul americano puro. O que se percebe, hoje, é que existem os “norte-americanos puros” e aqueles que se sentem assim por espirito.

América, ainda, Latina

A América Latina sempre sofreu com a influência exterior. As vezes que não fomos dominados pelos pensamentos oriundos do exterior, estes davam um jeito de manipular o que aqui já estavam e, de uma forma ou outra, instalar o que acreditavam ser melhor para nós. O pior, é que de tanto receber “ensinamentos destes” começamos a agir desta força contra o nosso próprio povo.

“Dentro da América Latina, a opressão dos países pequenos por

seus vizinhos maiores e, dentro das fronteiras de cada país, a

exploração que as grandes cidades e os portos exercem sobre

suas fontes internas de viveres de mão-de-obra” – Galeano,Eduardo

É uma maldade muito grande dizer que a América Latina cultiva, como muitos gostam de dizer, a pobreza e desordem por sermos um povo incapaz. Incapaz é o sistema, o modo de vida e cultura que tentam nos impor. Ninguém conhece cada país como aqueles que vivem, dia após dia, nele. Então por que um desconhecido insiste tanto em dizer o que é melhor para a América Latina? Só quem conhece a terra aonde pisa é aquele que usou das próprias mãos para fazer desta habitável.

Essa dificuldade de trazer à tona uma identidade Latina América passa diretamente pelas mãos daqueles que são responsáveis por governar o país. Estão diretamente ligados ao desejo de ser como um presidente dos Estados Unidos, França, Inglaterra e afins. Almejam um lugar de respeito no contexto internacional. Porém, como vamos querer o respeito e admiração daqueles de fora se não temos, nem para o começar, estes sentimentos daqueles que aqui acordam e dormem todos os dias? É preciso que os governantes sejam criados e moldados para a América Latina. Criar leis e instituições baseadas na história de cada povo, de cada região.

A América Latina vista por olhos distantes

Como será que o mundo vê a América Latina? Acho que é uma pergunta que muitos se fazem. Aqueles que já tiveram o privilégio de visitar outros países com certeza já ouviram falarem das praias paradisíacas, a cultura, a música, etc. Porém, provavelmente, também já se sentiu ofendido quando, em resumo, ouviu que o Brasil é samba, mulheres bonitas e futebol. Mas a pergunta era “Como será que o mundo vê a América Latina?” Pois é, infelizmente, muitas pessoas as vezes nem sabem da existência de todos os países na América do Sul. Porém conhecem o Brasil, um avanço para a terra onde canta os sabiás, certo? Bom, poderia até ser, porém muitos encaram essas terras como se fosse um grande cassino, Las Vegas da América do Sul. Se dizem isso sobre o Brasil, imagina dos nossos vizinhos (Aqueles que sabem que existem). Existe outro caso, também, em que estes outros países, muitas vezes, são confundidos como um só, ou como sendo partes distantes do Brasil. E o que se conhece, de verdade, destas da América do Sul? Nada, ou quase nada. A única coisa conhecida, ou pelo menos que eles conhecem, é a violência, a pobreza, o subdesenvolvimento e os índios. Sim, muita gente ainda acha que essas terras são povoadas por índios que vivem espalhados pelas matas. Porém isto já é um grande avanço já que depois dos europeus invadirem esta terra e levarem tudo que fosse de seus interesses, estas terras ficaram em esquecimento. Tanto que, hoje em dia, alguns até duvidam que ainda existam.

Em estudos recentes sobre a América Latina fica evidenciado que as coisas não estão nada fáceis nestas terras. A Argentina, um dos países mais tradicionais, se encontra em uma vasta crise econômica e até social, vide que a população se encontra em total desarmonia. O Brasil, país que, supostamente, tem mais forças na América do Sul, aquele que sediará a copa e olimpíadas, também encontra barreiras a cada passo. Escândalos, problemas sociais, entre outros não cansam de aparecer dias após dia. Porém o que se procura transmitir são mil maravilhas. Até porque somos a terra das paisagens deslumbrantes, do samba, do futebol e de mulheres bonitas, né!? Como ter problemas em um cenários destes?

Existe orgulho latino nas veias brasileiras?

É uma pergunta que parece não ter uma resposta concreta. Não falamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com