TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As 11 Lições De McNamara Fag Of War

Artigos Científicos: As 11 Lições De McNamara Fag Of War. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  1.544 Visualizações

Página 1 de 3

As 11 Lições de McNamara - Fog of War

LIÇÂO 1: CAUSE EMPATIA NO INIMIGO.

É preciso ter sabedoria e agir com cautela para não por tudo a perder. McNamara nos mostra a importância de se conhecer o inimigo, pensando do mesmo jeito que ele pensa, a fim de premeditar seus atos e decisões, estando assim, um passo à frente do inimigo.

LIÇÃO 2: A RACIONALIDADE NÃO NOS SALVARÁ.

Foi a sorte que não causou a guerra nuclear. A racionalidade nem sempre é racional. Kennedy, Castro e Khrushchev eram homens racionais e por pouco não levaram o mundo a uma guerra nuclear. Por mais racional que seja o homem, na hora do conflito a tensão causada no momento fala mais alto. Não se deve pautar uma decisão apenas na razão.

LIÇÃO 3: EXISTE ALGO ALÉM DE SI PRÓPRIO.

O ego tem que ser deixado de lado, assim como as decisões tomadas apenas em benefício próprio, pois essas atitudes podem causar graves consequências. Dentro de um conflito, tem que se priorizar o bem coletivo e não individual.

LIÇÃO 4: MAXIMIZAR EFICIÊNCIA.

Planejar melhor as ações e inovar tecnologias eram pontos importantes para McNamara para tornar as operações mais eficientes, enfraquecendo o inimigo e descobrindo seus pontos fracos.

LIÇÃO 5: A PROPORCIONALIDADE DEVE SER UMA DIRETRIZ NA GUERRA.

Dentro de uma guerra, todos os atos tomados ganham justificativas se comparados a uma resposta como forma de defesa contra o inimigo. Um ato de proteção, contra-ataque.

LIÇÃO 6: OBTENHA DADOS.

Para analisar situações e problemas, é necessário fazer pesquisas, a fim de obter dados e estatísticas suficientes para resolver os problemas que possam interferir o percurso da operação.

LIÇÃO 7: A CRENÇA E A VISÃO COSTUMAM ESTAR ERRADAS.

A incerteza pode gerar consequências drásticas, ou seja, supor algo nos leva a tomar decisões equivocadas. Ver o que se quer ver e não enxergar a realidade, pode causar grandes estragos numa guerra.

LIÇÃO 8: ESTREJA PREPARADO PARA REVER SEU RACIOCÍNIO.

Nem sempre o que você acha que é certo realmente é certo. Às vezes é necessário verificar o plano, quando este está divergindo com outras opiniões. Rever o raciocínio e reparar o que está errado, mesmo que tenha que se alterar o plano de ação, pode ser um fator decisivo para acertar no final.

LIÇÃO 9: PARA FAZER O BEM TALVEZ SEJA PRECISO FAZER O MAL.

Às vezes, a obsessão em conseguir resultados positivos nos faz realizar o mal para se obter o bem no final, como se fosse um caminho mais curto, um atalho para se chegar ao objetivo.

LIÇÃO 10: NUNCA DIGA NUNCA.

Tanto na vida como na guerra, algumas vezes as circunstâncias nos obriga a tomar decisões e atitudes que em situações normais, não seríamos capazes de fazer.

LIÇÃO 11: NÃO SE PODE MUDAR A NATUREZA HUMANA.

Ao explicar a natureza humana, McNamara expressa sua visão semelhante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com