TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Politica De Negocios Adm

Casos: Atividade De Politica De Negocios Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto de Ensino Superior COC

ATIVIDADE AVALIATIVA

POLITICA DE NEGOCIOS

DATA DE ENTREGA : 10/04/2013

Aluno:

- Objetivo desta atividade:

1. Indicar a dificuldade prática de tomar decisões em cenários de incertezas;

2. Exercitar os conceitos vistos sobre cenários.

- Com isso você será capaz de (habilidades desenvolvidas):

1. Ler notícias sobre economia com uma visão mais estratégica;

2. Exercitar a interpretação de textos.

Leia o texto abaixo e responda as perguntas a seguir.

Cenário externo continuará freando crescimento em 2013

27/12/12

A esperada retomada na economia brasileira, prevista para 2013, não deve se assemelhar ao ritmo visto em 2010. A expectativa é de que o crescimento no ano que vem tenha aceleração em relação ao observado nos últimos dois anos, mas a alta continuará em ritmo moderado. O motivo é que o cenário externo, que pesou na economia neste ano, continuará sendo um obstáculo no ano que vem.

"Estamos vendo uma mudança no ciclo econômico mundial", diz Celina Ramalho, professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP).

"Novos países estão emergindo e se tornando hegemônicos, sobretudo China e Índia, e com isso o comércio internacional está mudando de formato. Há menos espaço para crescer o comércio com os parceiros tradicionais", explica.

A economia brasileira sofreu uma desaceleração maior do que o previsto neste ano, devido ao impacto do cenário externo na economia. Com o recente desempenho do PIB do terceiro trimestre, em que a economia cresceu 0,6%, abaixo do previsto, o país caminha para encerrar o segundo ano com expansão próxima de zero.

"Estamos estagnados, mas muito pelo efeito externo", diz a professora.

O consumo continua com crescimento, mas os investimentos acumulam queda de 3,9%, e a exportações líquidas vêm dando contribuição negativa para o crescimento.

"O governo apostou na redução das taxas de juros como principal gerador do crescimento, e de fato os juros caíram", diz Fernando Cosenza, diretor da Boa Vista Serviços. "Entretanto, essa queda não foi suficiente para que a indústria respondesse", diz.

Para o especialista, a forte incerteza em relação à economia internacional - sobretudo a respeito das decisões políticas na Zona do Euro e as ações dos bancos centrais - levou a uma freada nas decisões de investimento. "Em economia, a incerteza leva a uma paralisia nos agentes", diz. Ele também acredita que uma retomada está contratada para o ano que vem, em meio à queda na inadimplência e aumento moderado do crédito. "Com relação à economia de forma geral, esperamos um crescimento do PIB de 3% em 2013." Para a professora da FGV, a indefinição nos Estados Unidos continua pesando e, ainda que solucionado o "abismo fiscal", os americanos serão forçados a gastar menos no ano que vem.

"No ano que vem, de uma forma ou de outra ocorrerá um ajuste fiscal na economia americana, e isso terá impacto", afirma Celina.

Para a economista, fatores como a carga tributária, deficiências de infraestrutura e o câmbio, que até recentemente estava sobrevalorizado, são fatores que diminuem a competitividade da economia brasileira. Ela acredita que o governo acertou em tomar medidas para tentar estimular a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com