TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade discursiva sobre globalização,economia e cultura

Por:   •  28/5/2017  •  Artigo  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  921 Visualizações

Página 1 de 2

Estados, economias, empresas e mesmo os indivíduos estão cada vez mais interconectados graças aos avanços trazidos pela globalização, como o aumento de imensos fluxos de informação, comércio, e de investimentos entre países. Além de penetrar fronteiras, adulterar costumes, ampliar, erguer e exterminar mercados com a sua performance, a globalização também dificulta o controle dos governos nacionais sobre suas economias e culturas.

A globalização se espalhou pelo mundo e fortaleceu o conceito do liberalismo clássico de abertura comercial das fronteiras de todos os países do globo, aplicando com isso diversos formatos de dominância das grandes potências industriais sobre os países subdesenvolvidos. Tal dominância se revela nos níveis econômicos, sociais e culturais. As desigualdades históricas envolvidas nos processos de abertura dos negócios e de acumulação de capital ressaltam os aspectos negativos do processo de globalização. Por um lado, os países periféricos continuam sofrendo por sua baixa competitividade econômica, altas taxas de pobreza, multiplicação da criminalidade, e carências na educação e na saúde. Por outro, os países avançados alcançaram altos níveis de eficiência econômica e de qualidade de vida para sua população.

Nesse contexto, o Brasil, país em desenvolvimento, tem colhido as vantagens e as de desvantagens dentro do processo de globalização. O Brasil é a nona economia mundial e é um país comprometido multilateralmente com valores universais de defesa da paz, dos direitos humanos, do meio ambiente, etc. O país possui uma economia diversificada com setores internacionalmente competitivos, os níveis de pobreza da população diminuíram nos últimos anos. Mesmo assim, o país ainda é palco de profundas desigualdades sociais que afetam a qualidade de vida e a distribuição de renda entre os brasileiros.

A globalização proporcionou ao Brasil maior conectividade com o mundo, não somente por meio do aumento dos fluxos de comércio, mas também pelo aumento de trocas culturais entre as nações. Tais trocas ocorrem, por exemplo, por meio de viagens, aprendizado de línguas estrangeiras, exportação de filmes, músicas, e seriados. Da mesma forma que o Brasil tem exportado a alegria da sua cultura do carnaval e do futebol para outros países, também o Brasil recebe influências culturais de eventos,músicas e filmes produzidos em outros, principalmente nos países dominantes como os Estados Unidos. Neste contexto, os Estados muitas vezes intervêm na sociedade com o objetivo de manter ou criar uma identidade cultural própria do país, uma vez que a globalização tornou impossível (ou muito difícil) o isolamento cultural dos povos. No caso do Brasil, investimentos em eventos culturais relacionados com tradições brasileiras como o carnaval, festas do boi-bumbá, capoeira e futebol, dentre muitos outros, são exemplos de medidas do governo para promover e preservar a identidade cultural brasileira não somente internamente, como também internacionalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (746.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com