TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel global do FMI e do Banco Mundial

Projeto de pesquisa: O papel global do FMI e do Banco Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 8

Observe e leia os textos 1 a 7, depois, responda as questões 1 a 3:

Texto 1

Texto 2

O papel global do FMI e do Banco Mundial

O Banco Mundial e o FMI são incluídos, às vezes, na categoria de instituições financeiras internacionais (IFIs). As duas instituições são agências especializadas da ONU, com a mesma origem e estrutura de governança semelhante. Para ser membro do Banco Mundial o país deve ser membro do FMI. Hoje, 185 países são membros do FMI. Cada país-membro detém um determinado número de cotas no Banco Mundial e no Fundo, calculadas em função da capacidade econômica do país. O poder de voto dos países-membros corresponde às suas cotas. Isto significa que os Estados Unidos, que detém aproximadamente 17% das cotas, é a voz mais poderosa do Conselho Executivo, seguidos pelo Japão, Alemanha, França e Reino Unido. Tradicionalmente, o presidente do Banco Mundial é escolhido pelo governo dos Estados Unidos, enquanto os governos europeus propõem o diretor-gerente do FMI.

O FMI e o Banco Mundial trabalham de modo complementar. Como são funções inter-relacionadas, lançam seus programas e conceitos em dupla, como no PRSP. No entanto, há algumas diferenças evidentes: o foco do Banco Mundial está voltado principalmente para o desenvolvimento econômico e social de longo prazo. Para facilitar esse processo, o Banco Mundial oferece créditos de médio prazo (para países de renda média e alta) e créditos de longo prazo para países de renda baixa. Recentemente, começou a fornecer verbas a fundo perdido a países de renda baixa em dificuldades com o balanço de pagamentos, cujos índices de serviço da dívida se tornaram insustentáveis. Além de assistência financeira, o Banco Mundial também oferece assistência técnica e assessoramento na forma de análises, que são feitas no seu trabalho econômico e setorial. O FMI, ao contrário, foca as questões macroeconômicas de curto prazo resultantes das políticas fiscal, monetária e cambial. Para ajudar os países a superar crises macroeconômicas, o FMI oferece créditos de curto prazo.

Texto 3

Assista o vídeo disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=yRTreIteAc8 para mais informações sobre o Banco Mundial.

Texto 4

O FMI e o Banco Mundial

John Wolfensohn: ajuda aos pobres

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial foram instituídos na conferência de Bretton Woods, em 1944, com funções diferentes, embora complementares.

O FMI foi criado para defender o sistema monetário internacional, o que, na prática, significava ajudar governos a superar problemas em suas balanças de pagamento.

O papel do Banco Mundial - seu nome oficial é Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento - seria investir em programas que promovessem a reconstrução do pós-guerra.

À época, eram poucos os países europeus que não precisavam da assistência do Banco Mundial para reerguer-se depois da guerra.

50 anos depois...

Apesar das mudanças ocorridas nas últimas cinco décadas, os dois órgãos continuam tendo as mesmas funções.

O FMI concede empréstimos a países que estejam passando por grandes dificuldades financeiras - caso do México na década de 80 e em 1995 e da Rússia e de países do sudeste asiático no final da década de 90.

O Banco Mundial apoia esses programas financeiros em pontos específicos. Atualmente, isso inclui suporte financeiro para organizações sociais que prestam assistência a populações pobres.

O FMI oferece programas de ajuda a governos com dificuldades financeiras. Porém, supostamente, os governos têm autonomia para conduzir como quiserem os ajustes econômicos previstos no programa.

Empréstimos

O governo assina uma chamada Carta de Intenções que apresenta o plano de recuperação econômica e, em retorno, o Fundo se compromete a liberar empréstimos, em parcelas, à medida em que as metas especificadas na Carta forem sendo atingidas. As metas geralmente incluem redução do déficit orçamentário e da inflação.

Atualmente, porém, há outros componentes nos programas do FMI que se tornaram mais importantes. No sudeste asiático, por exemplo, o FMI exigiu a reforma do sistema bancário na Tailândia e na Indonésia.

O Banco Mundial também tem se voltado mais para estratégias de longo prazo em detrimento de esquemas tradicionais de desenvolvimento como construção de estradas e outras obras de infraestrutura.

Críticas

As duas instituições são criticadas por seus critérios e formas de funcionamento. O Fundo é acusado de usar uma receita única para todos os países e o Banco de não dar a devida atenção a problemas humanos e ambientais em seus projetos.

Tanto o Fundo quanto o Banco Mundial negam as acusações mas ambos estão operando reformas internas para tentar atender as críticas.

Dos dois, é o FMI que ocupa a posição mais forte, uma vez que é sempre chamado por seus associados, as grandes nações industrializadas, a resolver as constantes crises internacionais. O papel do Banco Mundial de canalizar investimentos para países emergentes parece cada vez mais vulnerável devido ao maciço fluxo de capital do setor privado.

Texto 5

Clube de Paris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Clube de Paris é uma instituição informal constituída pelos 19 países desenvolvidos abaixo citados cuja missão é ajudar financeiramente países com dificuldades econômicas.

O primeiro encontro aconteceu em 1956, quando a Argentina concordou em reunir-se com seus credores na cidade de Paris. Atualmente ocorrem cerca de 10 a 11 encontros por ano dos membros do clube.

O Brasil já realizou desde 1961 - ano em que ocorreu o primeiro contrato - seis acordos com o Clube. Estes acordos foram totalmente quitados em janeiro de 2006, quando o governo federal despendeu cerca de R$ 2,6 bilhões para pagar antecipadamente as duas últimas parcelas do compromisso firmado em 1992 e que venceriam em dezembro de 2006. [1]

MEMBROS

Os membros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com