TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação a Distância Estudos socioculturais

Por:   •  7/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.671 Palavras (7 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina/Unidade de Aprendizagem: Estudos Socioculturais

Curso:

Professor:

Nome do aluno: E

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1:

Acesse o endereço: https://www.youtube.com/watch?v=lc-rHthAbEc e assista ao documentário: “O Invasor Americano: Roubando países, sem guerras - Documentário Michael Moore”.

Após assistir ao filme e embasado no conteúdo dos Tópicos 1 e 2 de nossa Unidade de Aprendizagem organize as seguintes questões:

a) Escolha cinco questões “capturadas” dos países que Michael Moore “invadiu” para levar aos EUA.

Férias remuneradas, Itália

Alimentação das crianças nas escolas, França

Metodologia educacional, Finlândia

Sistema penitenciário que assegura os direitos humanos, Noruega

Legalização de drogas, Portugal

b) Descreva-as e estabeleça comparação entre os cinco países visitados e a realidade americana. (Mínimo 15 e máximo 20 linhas). Pontos: 0,00 a 5,00 pontos

Férias remuneradas:

Na Itália, normalmente os trabalhadores têm de 30 a 35 dias de férias remuneradas, mais feriados nacionais e municipais (em média de 12 dias ao ano). Se não usar todos os dias das férias, a cada ano se acumula a quantidade. Existe férias de 15 dias aos noivos quando se casam para aproveitarem a lua de mel. As mães em seu período de resguardo, recebem 5 meses de licença maternidade. Em dezembro recebem o chamado “13º salário”, muito usado para custear as viagens de férias. As empresas não se importam em dar férias ao funcionários, pois eles precisam ter felizes e descansados e sem stress. O stress causa muitas doenças e custos pra empresa, pois os funcionários faltarão ao serviço apresentando desculpa médica. Nos EUA, pela lei, os funcionários não são obrigados a receber férias remuneradas, mas algumas empresas com bons sindicatos oferecem esse benefício aos funcionários.

Os funcionários de algumas empresas da Itália também têm o direito de 2 horas para o período de almoço. Outras oferecem almoço na própria empresa, com alimentação saudável e equilibrada. A maioria das empresas dos EUA apenas dá aos funcionários 1 hora de almoço.

Alimentação das crianças nas escolas: Na França, uma vez por mês, os chefes de cozinha da escola se reúnem com uma nutricionista e representantes da cidade e escola. A prefeitura se preocupa com o que as crianças comem nas escolas porque assim elas aprenderão com o tempo a terem uma alimentação equilibrada e a prestar atenção ao que comem. O almoço é considerado uma aula pois aprendem a comer civilizadamente e a servir os outros. As refeições são servidas em louças reutilizáveis, como na própria casa, com direito á 4 pratos no almoço, inclusive sobremesa. Os próprios chefs trazem a comida aos alunos e não há maquinas de comida/bebida na escola.

Nos EUA, como se mostra em diversos filmes (baseados na realidade das escolas americanas), as crianças esperam sua comida numa fila, para pegar “gororobas num isopor”. Sem terem sido preparadas pensando em alimentação saudável ou na saúde dos alunos.

Metodologia educacional: A Finlândia está entre os melhores países do mundo na educação. Antigamente, estava no final dessa lista com os Estados Unidos, mas atualmente cresceram muito nesse quesito. Um ponto importante é que os alunos não recebem dever de casa. A explicação, é que assim, sem deveres, elas têm mais tempo para serem crianças, de brincarem, de estarem com a família, amigos, descobrindo coisas. O tempo médio das crianças dentro da escola é de 20 horas semanais. Uma das reclamações dos alunos finlandeses, é que nos EUA, a maioria das avaliações, as questões são de múltipla escolha, e na formação deles, sempre se respondem perguntas com próprias respostas, explicando melhor suas afirmações, tem de realmente saber o que responder. As escolas finlandesas aboliram os teste “padronizados” pois perceberam que os alunos passavam muito tempo se preparando para esses testes sem estarem realmente aprendendo o que apresentaria neles. Assim, a didática foi de ensinar melhor os alunos, fazendo-os focar no conhecimento, e em saber o que realmente cada aluno busca para o futuro. Assim, o intuito de que aprendam o quanto mais para que se desenvolvam em muitas habilidades, que não foquem em apenas algumas disciplinas, há um melhor desenvolvimento pessoal. Também na Finlândia, as escolas são padronizadas e gratuitas, não há escolas melhores que outras, como nos EUA, assim estudantes com diferentes níveis sociais aprendem juntos a se respeitarem desde cedo sem desigualdade.

Sistema penitenciário que assegura os direitos humanos: Na Noruega, a Prisão de Segurança Máxima foi inaugurada em 2010 e os funcionário fizeram um vídeo com a música “We are the world” com o intuito de servir como vídeo motivacional para os detidos. Os presos não sofrem abusos ou violências, como nas prisões dos Estados Unidos. Cada detento tem seu próprio chuveiro, quarto, cama, Tv, armários, suas próprias chaves do quarto, entre outros pertences. Eles têm direito a aulas de artes; lavanderia; loja com comidas; uma grande biblioteca - tão boa quanto as das escolas do subúrbio dos EUA; uma gravadora e um estúdio de gravação. Segundo o instrutor de música da prisão, a música expande a criatividade dos presos.

Os prisioneiros votam, tendo direito até a debate político na cadeia, passado ao vivo na televisão. Os policiais estão lá para servirem e cuidarem dos presos, diferente dos EUA, que batem muito neles. A maior pena possível na Noruega é de 21 anos e eles tem o menor índice de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com