TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLT - Modalidades Trabalhistas

Ensaios: CLT - Modalidades Trabalhistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

Princípios

1. Princípio Da Proteção

Visa à eliminação da desigualdade social e econômica entre o empregado e o empregador, e a substituição da noção da igualdade jurídica pela igualdade material.

2. Princípio Da Condição Mais Benéfica

Determina que toda circunstância mais vantajosa que o empregado se encontrar habitualmente, prevalecerá sobra a situação anterior, seja oriunda da lei, do contrato, regimento interno ou norma coletiva.

3. Princípio Da Irrenunciabilidade, Indisponibilidade Dos Direitos Trabalhistas

O trabalhador não poderá renunciar os direitos previstos em lei, salvo quando a própria lei autorizar.

4. Princípio Da Continuidade Da Relação De Emprego

A relação de emprego, tende a ser duradoura, em face da própria natureza humana. Deduz-se que ao aceitar um emprego o empregado pretende a permanecer nesse por tempo indeterminado. Trata-se da noção de engajamento do empregado na empresa.

5. Princípio Da Primazia Da Realidade

Prevalecem os fatos reais sobre as formas. O que importa é o que realmente aconteceu e não o que esta escrito. Em matéria trabalhista, importa o que ocorre na prática mais do que as partes pactuarem.

6. In Dubio Pro Operário

Em havendo uma situação que possa gerar dúvida, a decisão é em favor do trabalhador.

7. Princípio Da Irredutibilidade Salarial

O salário é irredutível, salvo CCT ou ACT que autorize a redução.

Documentos de Contratação

- Documentação Base:

CTPS; Documentos de identificação pessoal (CPF, RG); Fotografia; Título de eleitor; Certificado de reservista ou alistamento militar; Carteira de habilitação; Certidão de casamento; Certidão de nascimento – filhos menores de 14 anos; Comprovante de cadastramento no PIS.

- Documentação Complementar:

Ficha de salário-família e do termo de responsabilidade – também a apresentação do Cartão da Criança ou comprovante de frequência escolar; Declaração de dependentes – imposto de renda; Acordo de compensação de jornada – se for o caso. Se houver menor, deve haver chancela sindical.

Relação de Trabalho e Relação de Emprego

Relação de Trabalho insere-se no escopo da pessoa jurídica, engloba além da relação de emprego (vínculo empregatício), outros negócios jurídicos em que uma pessoa física realiza uma atividade para um tomador. Tem como características a ausência de subordinação, pagamento, e eventualidade.

Enquanto a relação de emprego insere-se no escopo da pessoalidade (pessoa física), nessa relação sempre há subordinação ao empregador, tendo esse finalidade lucrativa ou não. Tem como conceitos principais onerosidade, habitualidade e é coberta pelo artigo 3º da CLT.

Prestação de Serviços

“Terceirização” é a contratação, feita entre uma empresa tomadora e outra empresa ou pessoa física autônoma, ambos denominados prestadores para realizar determinados trabalhos.

Tais trabalhos não podem ser relacionados às suas atividades-fim, aquelas que estão descritas na cláusula objeto do contrato social das empresas, bem como deverão estar ausentes os elementos caracterizadores da relação de emprego, de acordo com o artigo 3º CLT.

Os riscos estão na responsabilidade subsidiária do tomador de serviços, sendo que deve haver fiscalização da idoneidade e solidez da prestadora.

Anotações de Carteira

As anotações na CTPS devem conter o nome do empregador, CNPJ/MF, endereço do local que o funcionário trabalha, espécie do estabelecimento, cargo, número da CBO, data de admissão, remuneração especificada, assinatura do empregador. Em caso de rescisão deve conter data de saída, assinatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com