TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COACHING NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL.

Por:   •  12/9/2015  •  Artigo  •  2.366 Palavras (10 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo

O objetivo deste artigo e destacar sobre a influência do coaching no desenvolvimento profissional, que foi elaborado a partir de uma revisão de literatura a respeito do tema. Durante a pesquisa pode-se perceber que nos último tempos, as organizações vem tendo constantes mudanças no trabalho e no meio organizacional. Esta realidade contribuiu para a implementação de novas ferramentas administrativas, entre as mais utilizada está o coaching que vem tendo um grande destaque. O coaching contribui com o desempenho do indivíduo e da organização, trabalhando com pessoas em torna-las mais competente e realizadas. As organizações promovem em seus colaboradores a importância do conhecimento e do crescimento profissional e se ela acredita no potencial de seu capital humano, acredita também que a sua organização terá maiores e melhores resultados. Portanto, em qual área que o coaching tenha atuação, e essencial o processo no desenvolvimento e na busca do sucesso e da excelência.

Palavra Chave: Coaching. Organizacional. Profissional. Competências.

1.INTRODUÇÃO

Nos últimos tempos tornaram constantes as mudanças dentro das organizações. O desempenho das organizacional esta relacionando ao desempenho de cada indivíduo, assim com a permanência das organizações das competências do indivíduo. Para Fleury (2001), as competências e um conjunto de conhecimentos para o desempenho de uma profissão e se consistem em três dimensões: conhecimentos, atitudes e habilidades.

Esse cenário proporcionou o surgimento de novas ferramentas entre elas está o coaching que vem tento destaque dentro das organizações.

Conforme Krausz (2009), o coaching orientar, aperfeiçoa, estimula e desenvolve as pessoas a se prepararem para as modificações do ambiente coorporativo. A autora complementa, que essa metodologia consiste em um processo de desenvolvimento pessoal e profissional, com foco no presente e no futuro, que auxilia o indivíduo a atingir seus objetivos por meio da identificação, do entendimento e do aprimoramento de suas competências. O coach, profissional responsável por conduzir o processo, auxilia o cliente, o “couchee”, a atingir o máximo do seu potencial, incentivando-o na busca dos resultados e ensinando-o a aprender com seus próprios recursos e limites.

Segundo Chiavenato (2002) o coaching, com o trabalho realizado dentro da organização, consiste em um relacionamento que gera conhecimentos, habilidades e atitudes e agrega valor à organização e ao indivíduo.

O coaching agrega dados importante que contribui no processo de desenvolvimento do indivíduo e para a organização. E como isto é possível identificar uma oportunidade de análise que parte do indivíduo e de suas ações, para os impactos causados sobre o empresarial.

De acordo com o objetivo proposto nesta pesquisa, que retrata a questão do Coaching de dentro de uma organização, buscou-se referencias pertinentes de maneira a esclarecer eventuais questionamentos, tais como: A Influência do coaching no desenvolvimento profissional.

2. REVISÃO DA LITERATURA

2.1 COACHING: UMA REVISÃO CONCEITUAL E LITERÁRIA.

A origem da palavra coach refere-se a uma cidade húngara de Kocs, onde foi criada uma carruagem coberta, conhecida como Koczi. Este veículo foi desenvolvida para proteger seus habitantes das intempéries regionais ao serem transportados de um lugar para outro. Essa palavra, ao longo da história, foi se modificando à medida que era pronunciada em línguas diferentes. O termo inglês coach significa treinar, instruir ou orientar. Para o GAGLIONONE (2012) no meio empresarial, menciona no desenvolvimento de uma pessoa para a liderança como “fazer o coaching”. Portanto: Coach: O profissional que orienta no processo de desenvolvimento; Coaching: o nome do processo; Coachee: o nome que se dá ao cliente que contrata o coach.

Na abordagem de Araújo (1999): Coach é o papel que você tem quando se compromete em ajudar uma determinada pessoa conseguir resultado. Portanto, o processo de coaching começa quando a pessoa procura o seu apoio para resolver um problema ou realizar um projeto e você aceita comprometer-se com este papel. O processo também pode começar por iniciativa sua: você oferece apoio a alguém, que pode aceitar ou não.

Outro autor que também aborda a questão, é Krausz (2009), coaching é um método de desenvolvimento pessoal e profissional, com objetivo de auxiliar uma pessoa ou um grupo de pessoas a conseguir seus objetivos por meio da identificação, do aprimoramento de suas competências. O coach, é responsável por orientar no processo de auxiliar o cliente, a atingir o mais alto do seu potencial, estimulando na busca dos resultados e educando a aprender com suas próprios habilidades. A técnica não e somente comprometer-se com resultados, mas se com um todo, com a realização e o desenvolvimento pessoal. Portanto, através do processo de coaching, surgem competências e possibilidades de aprendizagem, tanto para o coach quanto para seu cliente.

Como afirma ARAÚJO, (1999) Coaching vai além de um treinamento, o coach acompanha a pessoa até ela conseguir o resultado. O seu papel é fazer com que o a pessoa produza, para que suas intenções se transformem em resultados.

Outro posicionamento abordado, Araújo (1999) define coaching como “um processo que desperta as redes de cooperação, possibilitando que o ser humano (intelectual, emocional, energético) fluem livremente dentro das organizações”. O coach, faz um levantamento detalhado da atual situação do cliente e, então, aconselha a construção de um plano de ação com metas e objetivos, que possam ser acompanhadas no processo. Coaching, dessa forma, representa ação, foco, resultado e melhoria contínua conforme o (BEHAVIORAL, 2009).

Conforme Castellani (2007) o coaching tem como foco em habilitar as pessoas para alcançarem as suas metas, alinhando para uma vida equilibrada com seus valores, missão e propósito. Afirma o autor, as metas são determinadas pesando nos aspectos pessoais e profissionais. O coach, assim, auxilia o coache e não apenas na definição das metas, mas na estratégia para atingir os resultados almejados e também na superação dos desafios. Além disso, o processo é realizado a partir do foco escolhido, na vida pessoal ou na profissional.

Contudo, o coaching é um relacionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com