TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONVENÇÃO DE VIENA - Desdobramento que Influenciou a Independência do Brasil

Por:   •  2/11/2021  •  Ensaio  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 6

CONVENÇÃO DE VIENA

Desdobramento que influenciou a Independência do Brasil

A atual configuração da política mundial se deve a um processo linear de construção das relações internacionais contemporâneas, dentre vários eventos contundentes para esse processo, o ocorrido no século XIX: Congresso de Viena (1814 - 1815) – é o que apresenta uma correlação, mesmo que indireta, com o processo de emancipação do Brasil, que como colônia da 8ª potência hegemônica no mundo à época: Portugal, o Brasil veio a tornar-se independente em 1822.

Assim, num contexto sobre questões mundiais, de estabelecimento de tratados de paz que contribuíram sobremaneira, não somente para as questões geoeconômicas e territoriais das potências participantes, mas também de todo o mundo, a Convenção de Viena foi bem significativa, não somente para a resolução do problema do mapa europeu e no restabelecimento do equilíbrio depois das guerras sistêmicas napoleônicas, mas também influenciou sobremaneira contextos de ordem mundiais onde as grandes potências participantes (Rússia, Prússia, Áustria, Inglaterra e França) detinham relações.

A maior questão do Congresso era a de se estabelecer o princípio do equilíbrio relacionado ao poder, que a partir disso passa a ser uma condição de valor. Nesse contexto, surge um impasse entre as potências participantes, pois a Rússia e a Prússia pautavam pelo expansionismo, em contrapartida, a Áustria e a Inglaterra preocupavam em defender o equilíbrio do poder. Admitiu-se a inclusão da França, que mediante o princípio das legitimidades foi defendida a reincorporação do modelo europeu, que resulta no embrião de um regime de governança global, nas regras diplomáticas, reincorporação da França e urgem os princípios vitoriosos, que evita a ascensão da Rússia e assunção dos antigos reis.

O maior vencedor da ordem de Viena foi a Inglaterra, que quando na concertação europeia, com uma postura absenteísmo (política de isolamento esplêndido) estabeleceu que a Santa Aliança (Rússia, Prússia e Áustria) não teria qualquer tipo de atuação na América.

Diante de tal contexto, reporto-me às atuações napoleônicas, que com o seu fim decorreu o restabelecimento de uma nova ordem mundial, assim urge a Convenção de Viena para esse fim, cujo o maior vencedor da ordem de Viena foi a Inglaterra, que quando na concertação europeia, com uma postura absenteísmo (política de isolamento esplêndido) estabeleceu que a Santa Aliança (Rússia, Prússia e Áustria) não teria qualquer tipo de atuação na América.

Ressalta-se que, antes dessa vitória inglesa, ainda no auge das ações napoleônicas, foi decretado o Bloqueio Continental, ou seja, a proibição da Europa de comercializar com a Inglaterra – Aqui entra a História do Brasil, que na época, Portugal era um grande aliado dos ingleses e não apoiou o bloqueio, o que resultou na ameaça de Napoleão em invadir Portugal. Diante dessa ameaça, a família real juntou suas “trouxas” e entrou na caravela indo e/ou fugindo para o Brasil.

Logo ao chegar no Brasil, em 1808, Dom João decretou a abertura dos portos às nações amigas de Portugal, ou seja, outros países poderiam comercializar com o Brasil. Isso representou o fim do monopólio comercial que Portugal impunha ao Brasil. Para fortalecer a economia, Dom João decidiu criar o Banco do Brasil. Além do Banco, Dom João VI foi pressionado pelos ingleses para assinar os tratados de Aliança e Amizade e de Comércio e Navegação. Tal tratado definia alguns pontos, como: menos impostos para os produtos ingleses, que encheu os mercados brasileiros com todo tipo de produtos; os ingleses que estivessem no Brasil estavam submetidas às leias britânicas, ou seja, não tinham ligação com as leis brasileiras; Portugal se comprometeu a abolir o tráfico negreiro.

No viés da Política externa do período, Dom João VI tentou acabar, por fim, com os riscos de invasões francesas no Brasil. Assim, mandou ocupar a Guiana. Além disso, a região da Cisplatina foi anexada ao território brasileiro. O Brasil passou por reformulações e mudanças nesse período, e muitas delas buscavam estimular a obediência do povo ao novo governo monárquico.

A vinda da família real ao Brasil, repercutiu também em algumas transformações culturais, sesse momento, foram instalados no Brasil: o Museu Nacional, Academia Militar, Biblioteca real, Escola de Ciências, dentre outras, a Imprensa ligada ao governo.

A transferência do governo português para o Brasil, em 1808, teve ligação estreita com o processo de emancipação política da Colônia, porque instalou no Brasil a estrutura do Estado português, reforçando a unidade e a autonomia da Colônia.

Elevação do Brasil a Reino Unido

Em 1814, Napoleão enfraqueceu e foi derrotado. Os países da Europa se reuniram no Congresso de Viena e decidiram recolonizar as terras da América. Entretanto, a família real já estava muito bem acostumada no Brasil e já havia conquistado vários benefícios. Assim, Dom João adaptado às condições brasileiras elevou o Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com