TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTE MODERNA NO BRASIL INFLUÊNCIAS E DESDOBRAMENTOS

Por:   •  18/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

Abstracionismo

Uma pintura abstrata é aquela cujas formas e cores não possuem relação direta com formas e cores da realidade visual. As primeiras manifestações abstratas surgiram no período Neolítico, e na Idade Média os artistas faziam abstrações de caráter religioso.

A arte abstrata ou abstracionismo é um estilo artístico moderno que também é denominado como "arte não-representacional" ou "não-figurativa", os objetos ou pessoas são representados, por meio de formas irreconhecíveis, não há reproduções ou representações das imagens do mundo visível.

Na história da arte, o abstracionismo divide-se em duas tendências: o informal (ou lírico) e o geométrico. No Abstracionismo informal predomina o sentimento e a emoção. O artista se revolta contra a precisão da vida moderna, o racionalismo e a civilização. No Abstracionismo geométrico predomina a racionalização que depende da análise intelectual e científica. Foi influenciado pelo cubismo e pelo futurismo. O abstraccionismo geométrico divide-se em duas correntes: o Suprematismo na Russia e o Neoplasticismo na Holanda.

O suprematismo foi o primeiro movimento artístico a reduzir a pintura à pura abstração geométrica. Iniciado por volta de 1913 pelo pintor Kazimir Malevich, que pretendia uma arte não objetiva baseada em três figuras simples, o quadrado, o círculo e a cruz. O Suprematismo defendia a supremacia da forma pura, em oposição ao mundo objetivo. O Neoplasticismo tem como propósito central encontrar uma nova forma de expressão plástica, liberta de sugestões representativas e composta a partir de elementos mínimos: a linha reta, o retângulo e as cores primárias - azul, vermelho e amarelo -, além do preto, branco e cinza.

Arte Abstrata é uma forma de arte que não busca demonstrar o mundo que está ao nosso redor. São obras que não representam objetos reconhecidos. A arte abstrata refere-se especialmente às formas de arte do século XX, quando a idéia da arte como imitação da natureza foi abandonada. Na arte abstrata o artista trabalha muito com conceitos, intuições e sentimentos, provocando nas pessoas, que visualizam a obra, uma série de interpretações. Portanto, na arte abstrata, uma mesma obra de arte pode ser vista, sentida e interpretada de várias formas.

A Origem da arte abstrata surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna. O precursor foi o artista russo Kandinsky. Com suas pinceladas rápidas de cores fortes, transmitindo um sentimento violento. Outro artista que ganhou grande destaque no começo do século XX foi o holandês Piet Mondrian.

Abstracionismo no Brasil

No Brasil, o abstracionismo teve suas primeiras expressões no sec. XIX. A arte abstrata somente ganhou força a partir da I Bienal de São Paulo (1951).

O abstracionismo geométrico surgiu no Brasil a partir da segunda metade do séc. 20, propondo igualmente a negação de todas as versões do naturalismo, mesmo quando aparentemente abstratas, como no caso do Grupo Ruptura, criado em 1952 por Valdemar Cordeiro (1925-73), Geraldo de Barros (1923-98), Lothar Charoux (1912-87) e, mais recentemente, Arcângelo Ianelli (1922). O Grupo Frente foi criado no Rio de Janeiro, desenvolvem um geometrismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com