TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calcular PIB

Trabalho Universitário: Calcular PIB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

O PIB pode ser calculado de três formas: pela ótica da produção, pela ótica da renda ou pela ótica da demanda

O Correio Braziliense no dia 23/11 publicou em seu site a manchete “Norte, Nordeste e Centro-Oeste aumentam participação no PIB nacional”, mas o que é PIB? Como ele é calculado?

O Produto Interno Bruto (PIB) pode ser calculado de três formas: pela ótica da produção, pela ótica da renda ou pela ótica da demanda - interesse de compra de um determinado produto. Na verdade, os conceitos se complementam. Vamos ver como isso funciona?

Pela ótica da produção o PIB é a soma de todos os bens finais produzidos pelas empresas situadas no país, somado à arrecadação de impostos. Desse total, são retirados os valores referentes a subsídios, que são incentivos do governo a determinados setores da sociedade.

Pela ótica da renda o PIB é igual à remuneração dos empregados mais o total dos impostos sobre a produção e a importação, fora os subsídios; mais o excedente operacional bruto (o que resta da renda para as empresas depois que são quitados os compromissos com os empregados, com o governo – impostos – e com os funcionários autônomos). Se houver gastos com prestadores de serviços autônomos, esses valores também entrarão nesse cálculo.

Pela ótica da renda, podemos identificar os beneficiários dos recursos gerados pela produção do país no período, isto é, vamos somar todas as remunerações dos envolvidos: dos empregados com carteira assinada, dos autônomos, do governo e das empresas.

Pela ótica da demanda, vamos observar quem adquiriu todos aqueles produtos que foram fabricados pelo país. Dessa forma, o PIB é igual a despesa de consumo final (o que as pessoas do país consumiram de itens produzidos nacionalmente) mais a formação bruta de capital fixo (o que as empresas agregaram na economia em termos de máquinas, material de construção e afins) mais a variação de estoques (produção da empresa que não foi consumida e portanto foi estocada) mais as exportações de bens e serviços (produtos que foram consumidos pelas pessoas de outros países) menos as importações de bens e serviços (produtos de outros países que foram consumidos por nós).

Traduzindo, pela ótica da demanda o valor do PIB é calculado somando o que as pessoas do país compraram; o que as empresas compraram para usar na produção (formação bruta de capital fixo); o que ninguém comprou naquele período, mas ficou estocado nas empresas (variação de estoques); o que as pessoas residentes em outros países compraram dos nossos produtos (exportação) e retirando desse valor os produtos que nós compramos de outros países (importação). Dessa forma, conseguimos ver quais os produtos fizeram parte das compras dos brasileiros no período e como os nossos produtos foram recebidos lá fora, isto é, como foram supridas as necessidades de produtos (demanda) dos brasileiros no período.

Então, vamos observar a manchete de novo: “Norte, Nordeste e Centro-Oeste aumentam participação no PIB nacional”. Juntando todos os conceitos acima, significa que as regiões norte, nordeste e centro-oeste produziram mais produtos, geraram mais renda, e consumiram mais itens em relação ao que faziam no passado e por isso, dentro do valor nacional, elevaram a sua participação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com