TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracteristicas do mercosul

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 2

Características do MCCA

O MCCA (mercado comum centro-americano) foi criado para trazer paz na região americana, no dia 04 de julho de 1961 foi assinado o tratado de integração do mesmo para que se houvesse paz na região, hoje os Estados membros do MCCA designaram um grupo de trabalho para preparar o processo de constituição da União Centro-Americana, tendo como molde a União Europeia.

O bloco reúne uma população de 33,7milhoes de habitantes, possuindo um PIB de 59,2 bilhões de dólares, tendo em vista o valor da exportação de 18,0 bilhões de dólares e importações alcançando o patamar de 24,3 bilhões de dólares.

Características da ALCA

A ALCA foi implementada pelo ex-presidente dos E.U. A Bil Clinton em 2005, após ser implementada a ALCA poderá transformou se em um dos maiores blocos comerciais do mundo, superando até mesmo a união Europeia, seu PIB será da ordem de 12.600 trilhões de dólares, e sua população alcançara os 825,3 milhões de habitantes, mais do dobro registado pela União Europeia.  A estratégia era de gradualmente suprimir as barreiras ao comércio entre os estados-membros, prevendo-se a isenção de tarifas alfandegárias para quase todos os itens de comércio entre os países associados. Uma vez implementada, a ALCA tornou-se um dos maiores blocos econômicos do mundo - correspondendo às áreas da NAFTA e do MERCOSUL, juntas. O bloco representaria um PIB de mais de 12 trilhões de dólares, reunindo uma população de aproximadamente 850 milhões de pessoas.

Características básicas do MERCOSUL

As características básicas são: Circulação de bens e serviço de forma livre, o estabelecimento da tarifa externa comum (TEC) deve- se ter a politica comercial comum em relação a terceiros países, também deve- se haver a coordenação de posição em fóruns regionais e internacionais, coordenação de politicas macroeconômicas e setoriais e a harmonização das legislações nas áreas pertinentes para que posa lograr o fornecimento do processo de integração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com