TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos Da Politica

Monografias: Conceitos básicos Da Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

1. Política

Desde a Grécia Antiga, tornou-se necessário impor regras de convivência em sociedade, dessa necessidade foi surgindo as imposições da política.

A palavra política vem do grego politikós, e refere-se ao que é da cidade, da pólis, da sociedade, ou seja, que é de interesse do homem enquanto cidadão. Com o passar dos anos esse sentido foi se perdendo para dar espaço a um conceito relacionado às ações do governo e administração do Estado.

Deve-se ter em mente que a política está diretamente relacionada ao exercício do poder, assim, tem-se uma relação entre o sujeito que impõe seu poder e o outro que acaba por agir segundo sua autoridade. Logo, o poder político é o poder do homem exercido sobre os outros. Além de se relacionar com o poder, a política também se faz presente na economia, por exemplo, nas relações internacionais que o país mantém.

No Brasil, o poder concedido ao governante é dado pelo consenso do povo, formalizada pela Constituição Federal. A política apresenta diversas finalidades, proporcionais às metas propostas por um grupo organizado. Segundo o filósofo Noberto Bobbio em sua obra "A Teoria das Formas de Governo", o poder político tem a estrutura burocrática a seu favor e emprega diversas formas de violência para garantir a permanência dos privilégios de determinado grupo.

2. Poder

O poder é o direito de mandar, ordenar ou até mesmo impor autoridade, exercer influência; ela se manifesta em várias relações sociais e as relações de poder se comunicam com a política.

Entre os séculos XVI e XVIII desenvolveram-se as políticas do Absolutismo que se caracterizou como um governo autoritário onde o poder era concentrado nas mãos de uma só pessoa, sem quaisquer limites constitucionais.

Hoje, no Brasil, vivemos numa Democracia onde mulheres, adolescentes, deficientes têm direito ao voto. Definimos nossos representantes através das eleições, visando que esses políticos tomem decisões em benefício da população. Apesar desses privilégios que eram inexistentes nos tempos antigos, nem sempre nossos representantes fazem jus às suas promessas e acabam por abusar do poder que concedemos a ele, poder esse que é usado, na maioria das vezes, para defender seus próprios interesses.

3. Legitimidade

Por legitimidade entende-se, em sua linguagem política, como sendo um atributo do Estado, que consiste na presença, em uma parcela significativa da população, de um grau de consenso que assegure a obediência sem a necessidade de recorrer ao uso da força.

O que legitima o poder é o povo, pois é o povo que concede o poder ao seu representante. Logo, eles dão a legitimidade de governar. O poder sem legitimidade requer o uso da força do governante sobre os governados.

4. Autoridade

Autoridade é quando um indivíduo manifesta o poder que lhe foi outorgado. Em outras palavras, refere-se à pessoas que exercem comando como, por exemplo, um Presidente de um país. Portanto, a autoridade é uma forma de dominação que precisa da obediência dos subordinados; sem obediência não existe relação de autoridade.

Hoje em dia, verifica-se que o abuso de autoridade está cada vez mais comum, até mesmo dos que tem obrigação de garantir melhorias para a população. O abuso desse poder não pode sobrecarregar somente nos representantes políticos, como ministros e Presidentes. Professores, policiais, servidores públicos devem ser incluídos, até porquê histórias de agressões verbais e fisícas praticadas por essas autoridades viraram parte do nosso cotidiano.

5. Democracia e representação

A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais. Inicialmente, a democracia era bem limitada. Originada na Grécia, na cidade de Atenas, as mulheres, crianças, escravos e estrangeiros eram excluídos das participações políticas.

Deve-se entender que a democracia foi sofrendo uma evolução gradativa, um exemplo de sua imposição ocorreu no XVIII, onde as ideais Iluministas tentavam mostrar uma nova maneira de pensar. Os filósofos eram contra as injustiças e os abusos do poder. Ainda nesse contexto, mais precisamente no ano de 1789, ocorreu a Revolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com