TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discuta Sobre O Conceito De Política. Faça A Distinção Entre Os Conceitos De Políticas públicas E Política.

Ensaios: Discuta Sobre O Conceito De Política. Faça A Distinção Entre Os Conceitos De Políticas públicas E Política.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 2

O conceito de Política é bem amplo, porque ele permeia pelo senso comum ao conhecimento científico. O meio mais notório e que está no imaginário popular, e o termo de política usado no processo eleitoral pelos candidatos.

A origem da palavra política vem do grego, nas chamadas cidade-estado “polis”, derivando das “politiké” (política em geral). A expansão deu-se devido à influência do filósofo Aristóteles, com os estudos da “ciência do Governo”, categorizando as funções e divisão do Estado e as diversas formas de Governo.

A definição do conceito de Política, esta bem elaborada na idéia de RUA (2009, p. 17), onde ela apresenta “que política consiste no conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relações de poder e que se destinam à resolução pacífica dos conflitos quantos a bens públicos (RUA, 1998)’. Portanto, o termo Política, no inglês, politics, faz menção, as discussões e atividades políticas, destinadas a conseguir ou dar uma resposta pacífica aos conflitos relacionados a decisões públicas.

Com o entendimento que “Política”, do termo inglês polictics, são as negociações para chegar a um acordo para atender as necessidades da coletiva ou ao consenso comum. Com está abordagem podemos chegar à definição do conceito de políticas públicas e fazer a distinção de política.

Políticas públicas do termo inglês “policy” são definidas como o conjunto de ações desenvolvidas pelos governantes, para atender a coletividade, e/ou determinados grupos sociais. Elas são concebidas através de formulações de propostas que surgi a partir do processo da política.

RUA, M.G. Políticas Públicas. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; Brasília: CAPES: UAB, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com