TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE ECONOMIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL

Trabalho acadêmico: O CONCEITO DE ECONOMIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

FACULDADE DE DIREITO

CONCEITO DE ECONOMIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL

Cuiabá/MT

2014/2

TRABALHO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE DIREITO DO 2º SEMESTRE NOTURNO , DE ECONÔMIA.

DISCIPLINA SOB ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA UYARA MELO.

CUIABÁ/MT

2014/2

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ---------------------------------------------------------

DESENVOLVIMENTO------------------------------------------------

CONCEITO DE ECONOMIA POLITICA-----------------------------------------------------

ECONOMIA COMO CIÊNCIA SOCIAL------------------------------------------------------

CONSIDERAÇÕES FINAIS----------------------------------------

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS--------------------------------------------

INTRODUÇÃO

A economia consiste na produção , distribuição e consumo de bens. Ela analisa portanto tudo que é relacionado com a produção , os fornecedores , as matéria prima , os mercado de cada produto e outros. A atividade produtiva irá gerar renda e a economia ajudará a entender como essa produção e está renda são dividida entre os vários integrantes da sociedade , para enfim chegarmos na etapa final do processo produtivo , quando os integrantes da sociedade enfim virão suas necessidades supridas. A economia está relacionada a tudo que nos cerca , porém , essa produção , distribuição e consumos de bens e serviços existe em uma quantidade inferior aos desejos humanos , o que gera o problema central da economia a "escassez" a falta de uma produção capaz de atender a todas vontades humanas .

DESENVOLVIMENTO

Pode-se dizer que a economia se preocupa com a maneira como os indivíduos “economizam” seus recursos, isto é, como empregam sua renda de forma cuidadosa e sábia, de modo a obter o maior aproveitamento possível.

*Escassez – significa a situação normal da sociedade onde os recursos são limitados para satisfazer sua demanda por bens e serviços.

Pode-se conceituar economia também como a ciência da escassez ou das escolhas. Os elementos-chave da atividade econômica são: (a) os recursos produtivos; (b) as técnicas de produção (que transformam os recursos em bens e serviços) (c) as necessidades humanas.

A economia possui uma independência, porém a autonomia de cada um dos ramos das ciências sociais não deve ser confundida com um total isolamento, mas sim observada sob diferentes óticas e investigada em termos não unilaterais.

A economia relacionada com a Política.

A política: é natural que este poder tente exercer o domínio sobre as coisas econômicas. Uso da política do Estado para concessão de vantagens econômicas pelos grandes grupos econômicos. Exemplo: Agricultores da época da política café com leite; Créditos subsidiados e tarifas protecionistas para grandes indústrias.

- Economia Política

No final do século XIX, o termo economia política foi paulatinamente trocado por economia, usado por aqueles que buscavam abandonar a visão classista da sociedade, repensando-a pelo enfoque matemático, axiomático e valorizador dos estudos econômicos atuais e que concebiam o valor originado na utilidade que o bem gerava no indivíduo.

A visão que a sociedade tem de economia política , diz a respeito de um conceito comum de economia , onde normalmente a visão que se tem de economia significa o controle de despesas , o controle de poupança entre outras. De modo geral a economia se relaciona ao processo da produção e sua aplicação para garantir a sobrevivência pessoal , familiar e social.

A economia de uma sociedade por sua vez diz respeito a um modo em que os indivíduos se relacionam entre si ao mesmo tempo com a natureza e essa relação se estabelece pela produção , reprodução e repartição dos meios necessários da sua sobrevivência. O que é importante reter nesta primeira conceituação é que a economia política em nosso entendimento as relações que se estabelecem são sociais ou seja entre as pessoas que produzem , reproduzem e controlam a repartição desta riqueza. A economia como era do conhecimento especificamente é uma ciência social que estuda o processo de produção , acumulação , distribuição , circulação e por conseqüência consumo dos bens do serviço.

Dentro da ciência política, o termo se refere principalmente às teorias liberais e marxistas, (que estudam as relações entre a economia e o poder político) dentro dos Estados.

Historicamente sempre foi assim as diversas fases que acompanho o homem na sua interação com a natureza. Segundo Max Weber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com