TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Exames: Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 5

1º) Discorra com suas palavras as principais teorias, que compõem a Teoria Geral da Administração.

Teoria Comportamental: Marca a mais profunda influência das ciências do comportamento na administração. Todo indivíduo é um tomador de decisão, baseando-se nas informações que recebe do seu ambiente, processando-as de acordo com suas convicções e assumindo atitudes, opiniões e pontos de vista em todas as circunstâncias.

Teoria do Desenvolvimento Organizacional: são as mudanças que ocorrem dentro de uma organização. Segundo essa teoria aberta, democrática e participativa, as organizações devem se voltar mais às pessoas do que às técnicas e recursos para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento organizacional.

Teoria da Contingência: enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contigencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional.

Teoria da Burocracia: desenvolveu-se dentro da administração ao redor dos anos 40, principalmente em função dos seguintes aspectos:

- A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, que não possibilitam uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais;

- A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como, o comportamento dos membros dela participantes, é aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas;

- O crescente tamanho e complexidade das empresas passam a exigir modelos organizacionais bem mais definidos;

- O ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, o seu criador.

Segundo essa teoria, um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida, a qual lhe deve ser explicada, muito minuciosamente e, em hipótese alguma, permitindo que suas emoções interfiram no seu desempenho. A Sociologia da Burocracia propôs um modelo de organização e os administradores não tardaram em tentar aplicá-los na prática em suas empresas. A partir daí, surge a Teoria da Burocracia na Administração.

Teoria Neoclássica: desenvolveu-se como uma reação às suposições estruturais e mecanicistas da teoria clássica da organização. Seu foco está nos aspectos humanos da organização: grupo informal, os padrões individuais de interação e a dinâmica da organização informal.

Teoria dos Sistemas: surgiu com os trabalhos do biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968. Não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicação na realidade “Baseado na experiência” empírica.

Teoria Clássica da Administração: representa, hoje, a conquista de uma longa história, no campo do conhecimento das pessoas que despontou no início do século XX, no quadro da 2ª Revolução Industrial.Com a 2ª Revolução Industrial, principalmente com o surgimento da energia elétrica e o uso dos combustíveis de petróleo, há um novo surto de progresso, acompanhado da expansão do capitalismo financeiro, que viria permitir a criação e o funcionamento de grandes organizações empresariais.

Teoria Estruturalista: inaugura os estudos acerca dos ambientes dentro do conceito de que a organização é um sistema aberto e em constante interação com o seu meio ambiente. Até agora, a teoria administrativa havia se confinado aos estudos dos aspectos internos da organização dentro de uma concepção de sistema fechado.

Teoria das Relações Humanas: basicamente surgiu da necessidade de corrigir a forte tendência à desumanização do trabalho: métodos rigorosos, científicos e precisos.

2º) Sobre o modelo de gestão da teoria científica da administração responda:

a) Quais eram os seus métodos racionais de trabalho?

- Princípio de planejamento: substituir a improvisação pela ciência através do planejamento do método de trabalho;

- Princípio do preparo: preparar os trabalhadores e treiná-los de acordo com suas aptidões. Preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional.

- Princípio do controle: controlar o trabalho de acordo com o plano previsto, com a cooperação da gerência para que a execução seja a melhor possível;

- Princípio da execução: distribuir atribuições e responsabilidades para que a execução do trabalho seja disciplinada.

A partir dos quatro princípios mencionados, seria possível traçar os métodos e os elementos necessários para a Administração Científica.

- Padronização de máquinas e ferramentas: padronizar as máquinas e ferramentas em tamanhos, tipos, e características próprias ao modelo da produção na empresa;

- Métodos e rotinas para execução de tarefas: criar rotinas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com