TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrupção Política No Brasil

Ensaios: Corrupção Política No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 4

Corrupção política no Brasil

O Brasil é um país de dimensão continental, com uma biodiversidade fantástica, 5º tamanho territorial, referência da agricultura e pecuária, enfim, somos uma nação de destaque no cenário mundial. Mas o que está faltando para nos tornarmos uma potência mundial?

A resposta para essas indagações está na política.

Infelizmente, vivemos em um país que a classe política, de maneira geral, não está nem ai para as questões sociais de seu povo. É nítida, a falta de respeito no qual os governantes estão fazendo em nosso país.

Corrupção de todas as maneiras, desvios de verbas públicas que poderiam ser destinadas à saúde, moradia, lazer, transporte, educação desse povo sofrido...

Muitos desses governantes entram na política é para beneficiar-se pessoalmente e jamais pensam na população. O intuito de 'público' fica de lado e somente os interesses particulares prevalecem.

Devemos votar em pessoas de caráter e que honre nossa nação fielmente, lutando pelo social do país, defendendo interesses coletivos.

Mas a população brasileira não busca melhorias, de certa forma, são poucos os que reivindicam seus direitos e que lutam para tornar um país melhor. 'Somos' acomodados demais com as situações existentes no país. Atualmente, temos cerca de 16 milhões de analfabetos no Brasil.

Infelizmente, comandar um país com pouca instrução de parte da população, é muito audacioso para os políticos, governar uma população que não cobra fielmente seus direitos é fácil demais.

Temos muito que aprender, e reivindicar as melhorias sociais tão precárias no país.

O voto é a principal 'ferramenta' para mudarmos as questões políticas no nosso território. Os governantes devem fielmente, buscar caminhos para educar/formar as nossas crianças e jovens. Mas, será que querem de verdade, pessoas conscientes e críticas em sociedade?

Só se muda um país, através da educação de seu povo. Brasileiros são pessoas sofridas e merecem mais atenção nas questões socais que envolvem as nossas vidas. Chega de corrupção política, de governantes que não fazem nada para melhorar o Brasil.

Estamos necessitando de reformas políticas urgentes. Cabe a nós, primeiramente conhecermos política e ai depois, sabermos cobrarmos de nossos governantes.

Governar significa cuidar e manter o bem-estar social de sua população e não praticar roubos e desvios milionários, como está acontecendo em nosso país. Alguns políticos deveriam honrar os cargos que ocupam desde que seja municipal estadual ou federal. Corrupção, basta! (Juan Wagner Honorato 2013)

A política da corrupção

No Brasil, política e corrupção acabaram se tornando palavras agregadas. Todos os dias são inúmeras matérias publicadas falando de desvio de verbas, superfaturamento de obras e tantos outros crimes cometidos pelos políticos, que deveriam usar o poder para ajudar a população.

A palavra corrupção deriva do latim corrupto, que, numa primeira definição, significa “quebrado em pedaços” e em um segundo sentido, “apodrecido; pútrido”. Em uma definição ampla, corrupção política significa o uso ilegal – que pode ser por parte de governantes, funcionários públicos ou privados - do poder político e financeiro de órgãos ou setores governamentais com o objetivo de transferir renda pública ou privada de maneira criminosa para determinados indivíduos ou grupos de indivíduos ligados por quaisquer laços de interesse comum – negócios, localidade de moradia, etnia, entre outros.

A corrupção no Brasil vai muito além de um erro cometido uma única vez. A condição da política brasileira é baseada na acomodação da sociedade com a situação atual, na aceitação da corrupção como normalidade, na legislação defasada e complacente com os erros. As constantes denúncias de desvio das verbas públicas, divulgadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com