TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento Econômico Dos Países Do BRICS - Rússia

Dissertações: Crescimento Econômico Dos Países Do BRICS - Rússia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 4

PIB per capta e IDH

A Rússia tem a sétima maior população do mundo, com cerca de 142 milhões de habitantes. O PIB da Rússia é de US$ 2.260 bilhões. O PIB per capita é consideravelmente superior ao demais BRICs, mas inferior ao dos EUA. O índice de desenvolvimento Humano (IDH) chega a 0,817.

Concentração de Renda

A concentração de renda esta em seus produtos Agrícolas: batata, trigo, cevada, outros cereais. Pecuária: suínos, bovinos, ovinos, aves. Mineração: cobre, minério de ferro, níquel, turfa, alumínio, carvão, gás natural, petróleo. Indústria: alimentícia, máquinas, siderúrgica, equipamentos de transporte, química.

Condições de Trabalho

O expediente de trabalho é de 8 horas de trabalho semanal, com intervalo de 1 hora e meia, de segunda-feira aos sábados, somente as lojas abrem aos domingos.

Os estudos profissionais se tornaram uma das formas de luta contra o crescente desemprego. Algumas pessoas adquiriram profissões novas, outros utilizaram o preparo para entrar no programa governamental de autonomia e abrir negócio próprio com os subsídios do governo. Em assistência para os desempregados na Rússia, funcionam mais de dois mil centros de ocupação para a população.

Educação

A Rússia possui um dos níveis de analfabetismo mais baixos do mundo, é obrigatório o ensino secundário, este é gratuito e dura-se 11 anos. O ensino superior dura quatro anos. Os estudantes, após terminarem estes quatro anos, ainda podem seguir uma pós-graduação que dura cerca de dois anos. Com grande ênfase à Ciência e à Tecnologia, quase todos os estudantes acabavam os cursos com diplomas de altas referências e qualidade.

Hábitos de Consumo

A Rússia tem hábitos próximos dos de seus pares na Europa e nos Estados Unidos. Um exemplo é a explosão do consumo de cerveja, bebida preferida dos americanos, mas ainda a tradicional vodka e o vinho são as principais bebidas de consumo. Também tomou gosto por produtos de áudio e vídeo, artigos de moda e grifes. Moscou tem hoje uma série de estabelecimentos do nível dos melhores templos gastronômicos da França e da Itália. Investem nas compras de carros importados.

Impacto da crise econômica de 2012 na economia russa

Os dirigentes russos estão preocupados com a crise na zona euro. O impacto pode ser enorme na economia nacional.

O maior problema é a crise na Europa que tem como consequência o afastamento dos bancos ocidentais dos programas de investimento na Rússia. Eles não querem investir na economia russa porque está muito dependente do petróleo. Em épocas de crise este tipo de investimento torna-se muito arriscado. A queda do preço do barril de Brent para valores próximos dos 90 dólares está já afetar a execução orçamental de 2012, sendo que foi concebido com um preço-base de 115 dólares por barril. Além disso 80% do crude russo é exportado para os 27, que importam igualmente 70% da produção de gás da Rússia.

A agência de classificação de risco Fitch avaliou o rating da Rússia, com uma perspectiva estável. A Fitch considerou em sua avaliação um bom equilíbrio de pagamentos, a dívida baixa e uma taxa de câmbio flexível como um fator de equilíbrio dos riscos principais da economia russa, que são a dependência a matérias-primas, os altos gastos do governo e a lentidão nas reformas estruturais.

Observou que, a respeito a crise europeia, a Rússia está mais confiante do que estava na última crise. A Rússia está muito menos suscetível a choques externos do que nos anos de 2008-2009, agora com o auxílio de um câmbio mais flexível, o que suaviza o impacto no orçamento dos preços voláteis do petróleo e reduz o fluxo líquido de capital.

Pauta de Exportação e Importação

As exportações russas são direcionadas, em grande parte, para a União Europeia e para a Ásia. Em 2012, respondeu por 45% das vendas russas. Os países baixos foram o principal destino das vendas russas.

A pauta exportadora é concentrada em combustíveis, que representaram 70,7% do total (petróleo em bruto e refinado, gás natural, hulhas e energia elétrica), seguidos de ferro e aço (4,3%); adubos (2,1%); produtos químicos inorgânicos (1,5%) e máquinas mecânicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com