TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMOCRACIA DIRETA E REPRESENTATIVA E O PERFIL DOS LÍDERES POLÍTICOS ATUAIS

Trabalho Escolar: DEMOCRACIA DIRETA E REPRESENTATIVA E O PERFIL DOS LÍDERES POLÍTICOS ATUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 4

Podemos conceituar de acordo com a nossa Constituição Federal no artigo 1 parágrafo 1 a democracia é o regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões emana do povo. O que vemos em alguns países é que a democracia pode ser classificada como liberal ou não liberal. Aqui analisarei a democracia três países, o Brasil, A Inglaterra e a Suíça, veremos aqui como são interpretada esse sistemas de governo nesses países.

No Brasil, a democracia é representativa e o povo elege diretamente seus representantes através do voto obrigatório; na Inglaterra a democracia é monárquica, cabendo ao povo eleger os representantes dos partidos que formam o parlamento e estes elegem o primeiro ministro; Todavia, a Suíça é o país que pode ser indicado com a melhor democracia, que desde 1890 a Democracia é exercida de forma direta. Podemos assim, determinar o perfil dos lideres governamentais pelo tipo democrático que ele adota nestas nações.

Quando surgiu na Grécia, a Democracia era exercida de forma direta, ou seja, o povo votava em seus representantes em praças públicas sem alguma interferência de cunho subjetivo de um candidato ou representante que fosse contra a vontade direta do cidadão. Contudo a partir do momento em que as cidades cresceram, a democracia foi praticamente obrigada ser reestruturada e passou a ser exercida de uma forma mais representativa – o cidadão passou a votar num outro e depositar toda a sua confiança neste.

Com o passar do tempo mesmo sem participar diretamente das tomadas de das decisões da cidade, foi oferecida aos cidadãos a oportunidade de eleger seus líderes periodicamente através de eleições livres e justas, sendo mantidas as regras básicas de organização do Estado e os direitos civis e políticos dos cidadãos. Esse período foi classificado pelo historiador Samuel Huntington (1927-2008) como democrático de Liberal. Democracia liberal, ela não existirá em todos os lugares: grande parte dos países do mundo terão seus líderes eleitos pelo voto popular, mas pequenos incidentes, como governar por meio de decreto ou desrespeito às instituições importantes como o judiciário serão frequentes. Esse tipo de democracia foi classificada por Fared Zakaria como Não Liberais.

No decorrer do tempo, as nações adaptaram a democracia a sua realidade. Com o Brasil não foi diferente, em nossas terras o regime é representativo: a cada dois anos a população é convocada a votar em seus líderes e confiar que durante o mandato, eles tomarão decisões favoráveis àqueles que os elegeram. Por aqui, pouco é feito consultas populares ou plebiscito, instigando os nossos representantes a questionar se o cidadão comum tem competência ou não para o debate. No mais o brasileiro vive a espera de um líder que possua poderes mágicos e resolva os problemas seculares que temos de maneira pratica e rápida. O povo se convence e vive a espera de um líder salvador da pátria.

Essa espera por um super-herói político não é identificado nas democracias em que os partidos são instituições fortes e respeitado. No caso da Inglaterra um rosto não figura por muito tempo na mídia, pois os cidadãos votam em partidos e estes, por sua vez, escolhem o primeiro ministro que é o chefe de governo do país, sem citar da monarquia, que apesar de não exercer nenhum impacto administrativo como chefe de governo, mas mantém a função de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com