TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição socialismo

Seminário: Definição socialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Seminário  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 8

Definição de Socialismo

Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar as ideias capitalistas. A ideia foi desenvolvida a partir da realidade no qual o operário era subordinado naquele momento com baixos salários, enorme jornada de trabalho, baixas condições e precária qualidade de vida. Dessa forma, o socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção, a tomada do poder por parte do proletariado, o controle do Estado e a divisão igualitária da renda. O sistema possui um acervo de ideias que tinha como objetivo a implantação de um modelo de sociedade mais justa, para extinguir a sociedade de classe e com ela as diferenças sociais.

Principais aspectos do Socialismo

• Socialização dos meios de produção

• Não existem classes

• Economia planificada

Os Movimentos Socialistas no Brasil

Há registros de movimentos sociais no Brasil desde o primeiro século da colonização até nossos dias. Esses movimentos demonstraram que os que viviam e os que vivem no Brasil nunca foram passivos e sempre procuraram, de uma ou de outra forma, lutar em defesa de suas ideias e interesses.

Os movimentos que ocorreram entre o fim do século XIX e o início do século XX revelam um caráter político e social marcante.

Guerra de Canudos

De novembro de 1896 a outubro de 1897, no interior do sertão da Bahia, ocorreu a Guerra de Canudos. A situação no nordeste não era das melhorias, pois a fome, a seca, a falta de apoio político, a violência, desemprego, e o fanatismo religioso atingiam a população bruscamente, fazendo com que Antônio Conselheiro liderasse jagunços, sertanejos pobres miseráveis contra a tropa do governo da Bahia com apoio de militares enviados pelo governo federal.

Dentre as causas da Guerra está o apoio que o governo dava aos latifundiários, os quais não concordavam com o fato dos habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas. E sua principal arma foi afirmar que Antônio Conselheiro defendia a volta da monarquia. Por outro lado, Antônio conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos, afirmava ser enviado de Deus e que deveria liderar um movimento contra as diferenças e injustiças sociais. As tropas governistas tentaram combater o arraial de Canudos três vezes e não tiveram sucesso. Na quarta tentativa o governo teve apoio das tropas federais usando armas pesadas e massacrando a população de Canudos.

Essa Guerra mostrou que os sertanejos, à margem da população nordestina, não aceitavam a situação de injustiça social que reinava na região.

Socialismo no Século XX

O socialismo, como corrente do pensamento avançado, projeta-se sobre o novo século como alternativa inevitável ao capitalismo decadente. É a grande bandeira da renovação social, no século XX. O socialismo que foi desenvolvido no decorrer do século XX e que permanece em alguns países até os dias atuais é conhecido por socialismo real, em outras palavras foi executado de forma prática.

O primeiro país a implantar esse regime político foi a Rússia, a partir de 1917, quando ocorreu a Revolução Russa, momento em que o governo monarquista foi retirado do poder e instaurado o socialismo. Após a Segunda Guerra Mundial, esse regime foi introduzido em países do leste europeu, nesse mesmo momento outras nações aderiram ao socialismo em diferentes lugares do mundo como a China, Cuba, alguns países africanos e outros do sudeste asiático.

A União Soviética foi o país que representou o bloco comunista no mundo a partir de 1922 e combateu a polaridade capitalista até 1991. No começo do século XX, a Rússia ainda era um país muito atrasado em relação aos demais. O modo de produção russo ainda era feudal, o país era absolutista e governado por um czar. A situação social era precária; camponeses viviam na miséria.

Em 1905, as insatisfações da população russa acabaram em um movimento de contestação ao sistema que, mesmo sem uma liderança definida ou propósitos muito claros, resultou na chamada Revolução Russa de 1905; evento que é considerado o marco inicial para a Revolução Russa de 1917, que condenou o czar Nicolau II à morte. Este movimento foi liderado pelo Partido Bolchevique, grupo político russo que defendia a revolução socialista no país.

Em 1922 a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi constituída oficialmente, reunindo países como Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Estônia, Lituânia, Letônia, Moldávia, Georgia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguizão e Tadjiquistão. Foi consolidada no transcorrer da I Guerra Mundial, formando a Rússia em um país de grande cunho comunista.

Um dos grandes nomes na formação da União Soviética foi Lênin, revolucionário na época que auxiliou os trabalhadores na revolução e estruturou a política e economia do novo país. E no mesmo ano da criação da URSS, 1922, Lênin morre e quem assume o poder é Stalin, ditador russo que comandou o país até sua morte, em 1953.

A URSS obteve bastante crescimento e por ser um país que seguia bases comunistas, não sofreu com a crise de 1929, que abalou vários países capitalistas. Na II Guerra Mundial foi uma das grandes vencedoras, ao lado dos Estados Unidos. Porém, logo após a Guerra, em 1945, o mundo dividiu-se em dois polos: capitalista (representado pelos EUA) e socialista (representado pela URSS); e entrou em um novo confronto, a Guerra Fria. O grande símbolo desse conflito foi o Muro de Berlim, que dividiu a cidade alemã de Berlim em lado ocidental (capitalista) e lado oriental (socialista).

Os EUA e a URSS travaram grande conflito durante décadas. No entanto, no início da década de 1980, a União Soviética já se mostrava fragilizada, desgastada e praticamente incapaz de sustentar sua maneira de governo, mesmo com várias medidas implantadas para tentativa de evitar o fim do sistema. A população já não via positivismo nas promessas comunistas feitas pelo governo, o que gerou revolta contra as rígidas regras impostas ao longo dos anos.

Em 1989 houve a queda do Muro de Berlim, considerado símbolo da Guerra Fria, e também, muitos consideram o fim do socialismo. A URSS chegou realmente ao fim em 1991, quando foi desmembrada em vários outros países.

Socialismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com